Niterói vai ter formação para jovens em Teatro Negro

Programa será realizado no Teatro, com apoio da Secretaria das Culturas - Foto: Ingrid Telino / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, vai lançar em 2022 o Programa "Teatro Negro Popular Mestra Erika Ferreira", voltado para a formação em Teatro Negro. O público-alvo são estudantes e profissionais de artes cênicas, com prioridade para jovens negras, negros e moradores de regiões periféricas ou em situação de vulnerabilidade sócio-econômica de Niterói.

O programa será realizado no próprio Teatro, com apoio da Secretaria das Culturas do município. Ele prevê que sua metodologia e estrutura curricular sejam estabelecidos a partir de uma perspectiva racial negra e periférica, promovendo o pensamento decolonial e privilegiando processos de aprendizado que valorizem, respeitem e reconheçam a importância da corporeidade e ancestralidade para os participantes do Programa. Para isso, haverá encontros hoje (9) e nos dias 11, 13 e 14, no Teatro Popular, no Centro, e na Casa Cultura É um Direito, no Ingá.

O Programa é concebido e será desenvolvido e aplicado por pessoas negras, com o Teatro Popular como facilitador desse processo. As inscrições serão abertas no início de 2022, mas é importante que todas e todos participem dessa etapa inicial, ressalta Andréa Terra, diretora artística do Teatro Popular. "É uma oportunidade ímpar de colaborar na criação de uma ação formativa pública e que se pretende continuada", afirma.

Como a principal vocação do Teatro Popular Oscar Niemeyer é a democratização do acesso à cultura, o Programa "Teatro Negro Popular Mestra Erika Ferreira" é concebido como um programa público e continuado, representativo do legado da atriz, diretora e dramaturga negra Erika Ferreira, que estabeleceu sua obra sobre o Teatro Negro e foi a primeira vítima da Covid-19 no setor cultural em Niterói.

SERVIÇO:

Chamada à Participação Popular para a construção do Programa "Teatro Negro Popular Mestra Erika Ferreira"

Dia 9 - 19h - Casa Cultura é um Direito (Rua Visconde de Morais 251, Ingá).

Dia 11 - 10h - Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, Centro)

Dia 13- 19h - Casa Cultura é um Direito

Dia 14 - 14h - Casa Cultura é um Direito.