SG: parceria com Fiperj beneficia setor pesqueiro

O secretário de Agricultura, Roberto Sales, o vice-prefeito Sergio Gevú e outras autoridades durante a assinatura - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Vai ter peixe na rede de São Gonçalo. A prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Assuntos Portuários, oficializou, ontem (9), o Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Com o termo, o município terá assistência técnica para todo processo do cultivo de peixes, o que beneficiará diretamente o setor pesqueiro de São Gonçalo e servirá para formalizar parcerias para programas de trabalho, projetos ou atividades, das quais não decorra obrigação de repasse de recursos entre os partícipes.

O evento aconteceu na unidade experimental de Criação de Tilápias em Tribobó, e reuniu o vice-prefeito Sergio Gevú, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, Roberto Sales, o presidente da Fiperj Ricardo Ganen; e o vereador Claudinei Siqueira.

"Buscar alternativas para desenvolver a economia local sempre foi um norte da atual gestão e esse termo de cooperação mostra como o governo Capitão Nelson está preocupado em alavancar todos os setores da economia gonçalense", disse o vice-prefeito, Sérgio Gevú.

Roberto Sales ressaltou a importância de criar novas parcerias.

"Estamos desde o início da gestão estreitando laços e buscando parcerias com instituições que possam ajudar o município a alavancar esse setor tão sensível e de extrema importância para a nossa cidade. Hoje, demos mais um importante passo para o desenvolvimento do setor pesqueiro no município de São Gonçalo", disse o secretário de Agricultura, Pesca e Assuntos Portuários de São Gonçalo.

O presidente da Fiperj reiterou o apoio às atividades que vêm sendo desenvolvidas na cidade.

"Nestes últimos oito meses ja visitei 58 municípios do Estado do Rio desenvolvendo nosso trabalho através da cooperação técnica. Nós estamos à disposição dos gonçalenses para fomentar a aquicultura continental e demais projetos", afirmou.

Alex e Alessandro Alves, proprietários da Eurofish, que estão desenvolvendo o empreendimento, ressaltaram a importância do apoio na implementação da unidade.

"As orientações da Fiperj foram essenciais para que os tanques e toda estrutura de filtragem estivessem de acordo com a necessidade dos pescados a serem cultivados, graças a isso criaremos não só tilápias, mas camarões e rãs."