RJPET: Quatis zera fila de castrações

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura Municipal de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou cerca de 165 castrações de cães e gatos, desde o início do programa, no dia 28 de outubro. O RJ PET: 100 mil castrações, é uma ação do governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Agricultura, responsável pelas Políticas Públicas de Proteção e Bem-Estar Animal.

"Muito gratificante poder levar as castrações para todos os municípios!! Mais ainda, ver resultados como esse. Vamos seguir trabalhando para cumprir nossa meta de 100.000 castrações", disse o secretario de agricultura Marcelo Queiroz.

A fila de animais cadastrados no município para castração foi zerada e os procedimentos foram realizados no CIRAC, instituição conveniada à prefeitura. O projeto visa proporcionar o bem estar ao animal que será castrado, oferecendo muitos benefícios aos animais, para evitar doenças.

"O projeto de castração tem uma grande importância na vida dos animais, pois através deste procedimento, conseguimos diminuir o risco de doenças, como o

câncer de mama e diminuir, também, o aumento desta população, evitando, também, abandonos", afirma a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Quatis, Fabiana Gonçalves.

A castração é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. Por recurso do projeto, as castrações são custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJ PET).