Natal para todas as idades

A peça "Os 3 Palhações" será a atração infantil no Caramujo, neste domingo, às 11h. O evento é gratuito - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O terceiro fim de semana da programação cultural do "Natal da Esperança", organizado pela Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN), vai apresentar espetáculos de ballet, música e teatro. Amanhã (11), as atividades têm início às 11h, com Zé Farinha "o palhaço mágico" e "A história das bonecas", no Horto de Itaipu; e com "Semente de Jurema: o baile aquático e as histórias encantadas do mar", no Caramujo. Às 19h, o público vai poder assistir ao espetáculo "Pedra doce: poética de Cora Coralina", da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, no Horto do Barreto. Fechando a noite de sábado, às 19h30, duas atrações musicais: Azymuth, no Campo de São Bento; e Byafra, no Horto do Fonseca.

No domingo (12), as atividades começam às 11h, com três atrações infantis: Lucynha Lima e Os Trovadores do Engenho, no Horto do Barreto; Leonardo Lobo, no Horto de Itaipu; e "Os 3 Palhações", no Caramujo. Às 19h30, tem Beth Bruno e Marcos Nimrichter (participação de Silvério Pontes), no Campo de São Bento; e Coral Amantes da Música, no Horto do Fonseca.

No Campo de São Bento, acontece, ainda, o "Fim de tarde - Natal da Esperança", com apresentações artísticas diárias, a partir das 18h30.

O calendário completo do "Natal da Esperança" segue até 19 de dezembro e inclui, ainda, apresentações do maestro João Carlos Martins, cujo trabalho como pianista é reconhecido mundialmente, especialmente por suas gravações das obras de Bach. O músico se apresentará com a Orquestra Jovem de Niterói e Orquestra da Grota, no Campo de São Bento, em Icaraí.

A Prefeitura priorizou espaços abertos para a realização dos eventos, que vão acontecer seguindo as normas do Plano Novo Normal Niterói, obedecendo aos protocolos de segurança de enfrentamento da pandemia.

Sucesso entre a população gonçalense, o 'Natal de Novas Luzes' realiza seu segundo evento neste dia 11 (sábado), na Praça Leonor Corrêa, a popular Praça da Trindade. O primeiro evento, realizado no último dia 4 de dezembro, na Praça Estefânia de Carvalho, a Praça do Zé Garoto, encantou as famílias que compareceram ao local. Agora, os moradores da Trindade e bairros vizinhos terão a oportunidade de ter um dia especial de lazer, com toda a magia do Natal.

Os cuidados com a realização do evento já tiveram início no decorrer desta semana. A Praça da Trindade recebeu atenção especial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio das subsecretarias de Parques e Jardins, Limpeza Urbana e Iluminação Pública, com serviços de poda de árvores, recuperação e pintura de mesas, brinquedos, bancos, da grade que cerca a praça e revisão das papeleiras e revisão completa na iluminação e nas papeleiras do local.

SG: Natal de Novas Luzes - A iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo tem o objetivo de levar o espírito natalino para as famílias gonçalenses após um período difícil provocado pela pandemia de covid-19. Três praças da cidade foram escolhidas para receber o Papai Noel, com uma tarde de eventos e brincadeiras para as crianças; A Praça Zé Garoto, que teve o evento no dia 4, a Praça da Trindade, que acontece neste dia 11, e a Praça do Bandeirantes, que no dia 18 recebe o último evento do Natal de Novas Luzes.

Outros dois locais da cidade tem iluminação especial para celebrar a data: Praça dos Ex-Combatentes e a Praça do Rocha.

Ação da Saúde - Durante o evento, a coordenação do Programa de Suplementação de Vitamina A da Secretaria de Saúde e Defesa Civil orientará sobre o uso deste micronutriente, que pode ser encontrado nas unidades de saúde do município. No entanto, no local estarão sendo administradas as megadoses de vitamina A para as crianças que necessitarem, mediante apresentação da caderneta de vacinação.

"É uma dose de prevenção. Para tomar, basta a criança estar dentro da faixa etária do programa. Será feita uma triagem por profissionais para levantar se a criança está tomando algum polivitamínico que contenha vitamina A ou fazendo uso do nutrisus, usado nas creches da cidade. Se estiverem, elas não poderão tomar a vitamina", explicou Bianca de Freitas Corrêa, coordenadora do Programa de Suplementação de Vitamina A.