Moeda Arariboia em janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai lançar, nesta segunda-feira (13), a Moeda Social Arariboia. O programa será gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária e, além do benefício que será pago as 27 mil famílias em vulnerabilidade social, pretende ampliar a geração de novos empregos e renda dos comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços cadastrados com a circulação da moeda por toda a cidade. Os cartões serão entregues em janeiro, com previsão do primeiro pagamento o mesmo mês. O benefício pode chegar a até R$540, para famílias composta por seis integrantes.
O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, destaca que o programa visa a geração de renda da população mais vulnerável.
"Esse programa vai ajudar e muito no desenvolvimento econômico e social do município. Além de ser um auxílio às pessoas mais simples, vai aquecer o comércio local, gerando emprego e renda. A moeda social é um programa permanente, que integra uma série de ações da prefeitura de combate à pobreza extrema", explica Teixeira.
O benefício vai gerar movimentação de aproximadamente R$ 7 milhões na economia da cidade todos os meses. Ganham as famílias que precisam de ajuda financeira e também os comerciantes cadastrados. Inclusive, uma das possibilidades na ampliação da renda dessas famílias que vão receber o benefício é, caso elas tenham algum serviço para oferecer, esse valor pago seja agregado à renda dela através do cartão que vai poder movimentar uma conta digital que dá direito a pessoa receber por seu trabalho na moeda também. Por exemplo, a venda de bolos, doces, serviços de manicure e cabeleireiro poderão ser pagos e recebidos por meio da moeda social.
A moeda social Arariboia faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Niterói, instituído pela Lei Nº 3621, que tem como meta principal combater as desigualdades sociais, fomentar o desenvolvimento econômico e social das comunidades e estabelecer meios para atingir a erradicação da pobreza e a geração de emprego e renda para as camadas mais carentes do município, complementando a Política Municipal de Economia Popular Solidária.
A Moeda Social Arariboia estará vinculada aos bancos comunitários que serão inaugurados ao longo do próximo ano, em várias áreas da cidade. O coordenador de Economia Solidária, Maicon Carlos, conta que a Moeda Arariboia potencializa a economia porque ela continua circulando para além dos beneficiários.
"A Moeda Social Arariboia continua circulando mesmo após sair da conta do beneficiário do programa. Toda vez que um comerciante ou prestador de serviço receber a Moeda Arariboia, ela ficará disponível na conta dele para ser usada. Nesse sentido, ele também vai poder comprar e gastar em Arariboia, fazendo com que a moeda continue circulando em toda a cidade, por diversas pessoas, potencializando a economia em Niterói. Temos mais de 40 credenciadores em todas as regiões indo nos comércios, nos prestadores de serviço e em empreendimentos para cadastrar os interessados em participar do programa", ressalta o coordenador.
No momento, a secretaria tem cerca de 2 mil comerciantes cadastrados e aptos a utilizar a moeda social. Segundo Maicon Carlos, a ideia de ter um programa de transferência de renda aliado a uma moeda social impulsiona o desenvolvimento econômico nas comunidades e regiões mais empobrecidas.

A Moeda Social Arariboia faz parte do Programa de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Niterói. O programa vai contemplar apenas os usuários do CadÚnico que estão na faixa de renda que caracteriza a vulnerabilidade social.