Natal deve movimentar R$ 4,6 bi na economia fluminense

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O período mais importante no comércio, as festas de final de ano, sobretudo o Natal, terão pela primeira vez suas celebrações com boa parte da população do estado vacinada. Mais da metade dos fluminenses vão presentear familiares e amigos com lembrancinhas e roupas em 2021. É o que revela recente pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), apontando que cerca de 7,8 milhões de pessoas têm a intenção comprar presentes.

O gasto médio apresentou elevação, passando de R$ 495,47 em 2020 para R$ 584,04 em 2021, um acréscimo de quase R$ 90, se comparado ao ano passado. Dessa forma, o IFec RJ estima que a movimentação financeira na economia fluminense deva ser de R$ 4,6 bilhões neste Natal.  Entre as opções preferidas estão lembrancinhas (46,1%), roupas (46,1%), brinquedos (31%), calçados, bolsas e acessórios (26,8%), perfumes e cosméticos (22,5%), eletrônicos (16,9%), livros ou ebooks (12,7%), eletrodomésticos (11,6%) e joias e bijuterias (8,1%).

Niterói deverá seguir a tendência de consumo do restante do Estado, avalia o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Charbel Tauil Rodrigues, que aposta na repetição da prioridade pelos "presentinhos", tal como ocorreu nas vendas da Black Friday: "O consumidor até está se dispondo a comprar, embora com tendência a se comedido. Isto já era esperado, dado o cenário de desemprego, instabilidade econômica e empobrecimento geral do brasileiro. Num quadro assim, é totalmente compreensível que as pessoas ajam com mais cautela, medindo muito cada desembolso", comenta Charbel.

Ao serem perguntados onde farão suas compras, a maior parte dos pesquisados se dividiu entre lojas físicas e online (48,9%), só física (28,9%) e somente online (22,2%). O percentual de pessoas que farão compras em lojas físicas não retornou aos patamares de 2019, antes da pandemia, que foi de
43,6%.  

A pesquisa foi feita com 503 consumidores do estado do Rio de Janeiro. Segundo o estudo, realizado entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, cerca de 56,5% dos consumidores pretendem presentear alguém no Natal, variação positiva de 3,5 pontos percentuais se comparado à 2020, mas ainda 4,5 pontos inferior à 2019, período pré-pandemia.