Cabo Frio recebe 'gigante' do ar

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo maior avião de carga civil do mundo, o Antonov AN-124-100 aterrissou, na quinta-feira (9), no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos, trazendo 40 toneladas de carga para a indústria fluminense. A aeronave, que chegou de Houston, nos Estados Unidos, tem 68,9 metros de comprimento, já transportou submarinos da Marinha americana, vagões de trem para a Irlanda, e é também utilizada em ações humanitárias.

"Essa operação reafirma a qualificação do Rio de Janeiro como um dos principais hubs brasileiros para exportação, importação e distribuição de cargas. O estado possui estrutura logística de excelência, que confere eficiência, agilidade e competitividade para as empresas que aqui atuam", declarou o governador Cláudio Castro.

Há pouco mais de dois meses o governo do estado e o Aeroporto de Cabo Frio assinaram acordo de cooperação técnica para consolidar o terminal como ativo fundamental de infraestrutura da cadeia logística de comércio exterior e movimentação de passageiros. Contando com a segunda maior pista do estado do Rio de Janeiro, o que possibilita à região receber aeronaves do porte do Antonov AN-124-100, o Aeroporto em Cabo Frio também tem capacidade para movimentar 570 mil passageiros por ano.

"O Aeroporto de Cabo Frio tem localização estratégica para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte na região, e sua infraestrutura está pronta para a integração na malha logística de cargas, essencial para o desenvolvimento do estado", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah.