SG inicia reforço da Janssen

Apesar da melhora no quadro epidemiológico do município, a cidade de São Gonçalo segue no combate contra a covid - Foto: Renan Otto/Prefeitura de SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina contra o coronavírus toda a população com mais de 12 anos com a primeira e segunda dose, que está sendo aplicada com intervalo de 21 dias. A dose de reforço está disponível para todos com mais de 18 anos e que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses. A dose adicional dos imunossuprimidos está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose. A cidade conta com 14 pontos de vacinação. Doze vacinam das 8h às 17h. As clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam até 21h.

A partir de amanhã (15), a cidade inicia a aplicação da dose de reforço da Janssen para os gonçalenses com mais de 18 anos e que tenham o intervalo de mais de dois meses da aplicação da dose única. As gestantes e puérperas que tomaram dose única da Janssen terão que realizar o reforço com a Pfizer. Ontem (13), a cidade retirou da Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) no Barreto, em Niterói, um total de 3.070 doses. A aplicação da Janssen só será feita nos polos sanitários Dr. Washington Luiz, Zé Garoto; Dr. Hélio Cruz, Alcântara; Rio do Ouro; Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa; Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; e nas clínicas gonçalense do Mutondo, Dr. Zerbini, no Arsenal, Barro Vermelho e Clube Mauá, no Centro.

São Gonçalo realiza o intercâmbio de vacinas dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora.

Variante mata no Reino Unido- Ao menos um paciente morreu no Reino Unido depois de contrair a variante Ômicron do coronavírus, disse o primeiro-ministro Boris Johnson ontem (13).

"Infelizmente, foi confirmado agora que ao menos um paciente morreu com Ômicron", informou Johnson aos repórteres.

"Então, acho que a ideia de que esta é, de alguma maneira, uma versão mais branda do vírus é algo que precisamos deixar de lado e, simplesmente, reconhecer o ritmo intenso com que ela se dissemina entre a população."

Johnson impôs restrições mais duras desde que os primeiros casos da Ômicron foram detectados no país em 27 de novembro e, no domingo (12), pediu às pessoas que recebam vacinas de reforço para evitar sobrecarregar o sistema de saúde.

O secretário britânico da Saúde, Sajid Javid, disse que a Ômicron está se disseminando em um "ritmo fenomenal" e que, no momento, representa cerca de 40% das infecções em Londres.

A variante Ômicron, do coronavirus, já detectada em mais de 60 países, representa risco global "muito alto", com evidências de que foge à proteção vacinal, mas os dados clínicos sobre sua gravidade continuam limitados, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Ômicron está rodeada de incertezas consideráveis. Detectada pela primeira vez no mês passado na África do Sul e em Hong Kong, ela tem mutações que podem levar à maior transmissibilidade e a mais casos de covid-19, informou a OMS em resumo técnico divulgado no domingo (12).