Homicídios dolosos caem 30% no Estado

Polícia diz que foram os menores números em novembro desde 1991 - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os homicídios dolosos caíram 30% em novembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020 no estado do Rio de Janeiro. No acumulado do ano, a redução foi de 8%. Estes foram os menores valores para novembro e para os 11 meses desde o início da série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 1991.

O estado registrou ainda uma queda de 28% em novembro no indicador "Crimes Violentos Letais Intencionais", que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. No acumulado anual, a retração foi de 7%. O indicador teve o menor valor para o mês e para o período desde 1999.

"Os números positivos refletem a prioridade desta gestão na Segurança Pública, com investimento em recursos humanos e materiais nas nossas polícias. Neste ano, aplicamos R$ 150 milhões na Polícia Civil e R$ 159 milhões na Polícia Militar. Foram recursos usados, por exemplo, para a compra de câmeras termográficas, coletes, fuzis, viaturas e do software israelense Cellebrite Premium, utilizado na perícia de dispositivos eletrônicos. Além disso, abrimos 1.500 vagas na PM e 400 na Polícia Civil. Após a implementação das câmeras operacionais portáteis, que licitamos também neste ano, a segurança e a transparência das operações irão aumentar. A tendência é que os resultados continuem evidentes", afirmou o governador Cláudio Castro.

Crimes contra o patrimônio - Os roubos de veículo caíram 22% em novembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2020. A queda foi de 7% no acumulado do ano. Este foi o menor valor para o mês e para o período desde 2012. Já os roubos de rua caíram 19% em novembro e 7% nos 11 meses. O indicador também alcançou os menores patamares desde 2012. Os roubos de carga caíram 9% no acumulado anual, chegando ao menor valor desde 2013.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, explica que o ano de 2021 vem confirmando a tendência do estado de reduzir a ocorrência de crimes contra a vida.