Corujas resgatadas em Itaboraí são devolvidas à natureza

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Resgatadas em diferentes bairros de Itaboraí, três corujas-buraqueiras ("Athene cunicularia", nome científico) foram devolvidas à natureza, na tarde desta terça-feira (21/12), no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, no distrito de Cabuçu. A soltura foi realizada por agentes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal.

As aves foram devolvidas ao habitat natural após passarem por um período de reabilitação. De acordo com o GEPAM, os animais não apresentavam boas condições físicas quando foram resgatados e precisaram ser encaminhados para receber cuidados na ONG SOS Vida Silvestre, em Cachoeiras de Macacu.

O primeiro resgate foi feito no dia 3 de novembro, quando o animal apareceu debilitado em um sítio no bairro de Vila Rica. No dia 25 do mesmo mês, moradores de um condomínio no Centro realizaram a entrega voluntária de uma outra coruja na sede da Guarda Municipal. Já no dia 3 de dezembro, a terceira ave foi resgatada após atingir um veículo, em
Marambaia.