Alegria nos hospitais e escolas de Niterói e SG

Papai Noel animou os pacientes no Hospital Carlos Tortelly, em Niterói - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A chegada do Natal foi celebrada esta semana no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), em Niterói, com a já tradicional Festa dos Pacientes. Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento leva alegria e o clima do fim de ano para os pacientes internados na unidade. A festa teve a presença de um Papai Noel e o violonista que percorreram as enfermarias do hospital, distribuindo palavras de esperança para os mais de 120 internados.

O diretor do HMCT, Ubiratan Moreira Ramos, contou que a confraternização vem sendo realizada há 12 anos, mobilizando boa parte dos 1.200 funcionários da unidade. A celebração só não aconteceu no ano passado, em virtude da pandemia de Covid-19.

"Esse tipo de ação é importante porque traz alegria e esperança para os pacientes e familiares, proporcionando um momento de alegria dentro do ambiente hospitalar", conta o médico.

O chefe do serviço de manutenção, José Miguelez, foi convidado para representar a figura do Papai Noel. Já o funcionário do setor de Tecnologia da Informação (TI) e músico, Carlos Vinícius Souza Soares, munido de um violão, percorreu as enfermarias do HMCT, relembrando sucessos da MPB e clássicos natalinos. Com gorros vermelhos na cabeça, os funcionários também participaram da festa.

Alegria no Mutuá - Encantado com a chegada do Papai Noel, o aluno Levy, de 5 anos, da Escola Municipal Albertina Campos, no Mutuá, ganhou o presente que pediu na cartinha que escreveu para o bom velhinho. Esse foi o clima do I Natal Solidário na escola, que aconteceu na última terça-feira (21). O evento contou com distribuição de presentes para todas as crianças matriculadas, da Educação Infantil ao quinto ano, nos turnos manhã e tarde.

A mãe de Levy, Elaine Petra, disse que ele estava ansioso para o momento. Ele pediu uma amoeba e uma bola de presente de Natal e a escola realizou o pedido. Ela conta que eventos como este fazem com que as crianças tenham mais esperança no futuro.

"Ele está muito feliz com a chegada do Papai Noel, ficou todo ansioso. Eu acho que traz uma alegria em meio a essa pandemia, as crianças estavam muito tristes dentro de casa e esse evento trouxe uma felicidade a mais para elas", disse Elaine Petra.

De acordo com a diretora da escola, Maria Christina de Arsolino, foi um desafio conseguir os 377 presentes para todas as crianças da escola, mas, com o apoio de funcionários e amigos, foi possível realizar o evento. Ela revelou que 80% das crianças conseguiram ganhar o presente que pediram na cartinha que fizeram para o Papai Noel.

"É o nosso primeiro Natal Solidário, foi uma luta muito grande e um desafio, porque fomos buscando parceiros para tornar esse sonho real. Os primeiros parceiros que conseguimos foram os próprios funcionários da escola, que foram buscando, dentre os seus amigos, essa parceria e conseguimos brinquedos para todas as crianças da escola", afirmou Maria Christina de Arsolino.