Procon orienta sobre compra em lojas físicas e virtuais

Além de fiscalizar, órgão oferece dicas para ajudar o consumidor na hora da compra - Foto: Divulgação

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Com a proximidade do Natal, cresce a procura por presentes para a família e os amigos. Para auxiliar o consumidor na hora da compra, o Procon Estadual ofereced orientação para quem busca produtos em lojas físicas ou pela internet. Pesquisar antes de comprar, verificar a política de troca do estabelecimento e conferir opiniões de outros consumidores acerca do e-commerce são algumas das dicas.

Segundo o Procon, toda compra deve ser planejada. Se o consumidor já sabe o que necessita e pode comprar, o próximo passo é a pesquisa de preços. Isso evita o endividamento e ainda possibilita economizar, pois o mesmo produto pode variar muito o valor entre uma loja e outra.

Lojas físicas - Antes de comprar, é importante observar a política de troca da loja, que deve ser fornecida ao consumidor de forma clara com todas as condições necessárias para efetivar a troca da mercadoria por cor, tamanho ou modelo. Apesar de a troca não ser obrigatória pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), é uma prática comum do mercado permitir que ela seja feita seguindo algumas regras estabelecidas pela própria loja. Por isso é importante que a informação esteja clara ao consumidor na hora da compra.

Mesmo para compra de presentes, é necessário que seja entregue a nota fiscal ao comprador. Ela é o documento oficial que comprova a data, o local e o objeto da compra. Caso o produto apresente defeito, ela é a sua garantia.

Lojas on-line - Para compras on-line, a regra muda um pouco. O consumidor que se arrependeu da compra, seja qual for o motivo, poderá exercer seu direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento ou assinatura do produto ou serviço. E ele deve receber o valor pago na sua totalidade, incluídas as despesas com frete.

Mesmo com esse direito previsto pelo CDC, algumas lojas ainda oferecem um prazo maior que sete dias para devolver o produto.

Na hora de fazer compras on-line, todo o cuidado é pouco. O Procon-RJ recomenda que o consumidor busque informações sobre o site, verifique se há reclamações de outros consumidores nas redes sociais e sites de consulta de reputação de empresas e, ainda, colete referências com amigos ou família. Sites confiáveis obedecem à lei e divulgam seu endereço físico e algum telefone ou e-mail para atendimento ao cliente.

Para evitar que o consumidor caia em fraudes, o Procon-RJ tem uma cartilha com os golpes mais praticados no ambiente virtual. O material sobre ser acessado pelo link: https://bit.ly/manual_contra_fraude_virtual.