Operação Lei Seca: volta blitz diurna

Edição Verão da Operação Lei Seca começou a ser realizada nesta quarta - Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Operação Lei Seca iniciou ontem (22) a Operação Verão, com blitzes diurnas de fiscalização e conscientização nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras. As ações serão realizadas em toda a Região Metropolitana e interior do estado e vão durar até o fim da estação, em março.

Em 2021, 19.137 casos de alcoolemia foram registrados até ontem. Já em 2020, 3.715 motoristas alcoolizados foram flagrados, apesar da blitz ter ficado suspensa por quase sete meses devido a pandemia. E em todo o ano de 2019, 13.119 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool.

Na última edição da Operação Verão, que aconteceu de 21 de dezembro a 19 de março deste ano, foram realizadas 682 ações e abordados 19.910 motoristas. Destes, 1.868 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 9,3% do total de
abordagens.

"Durante a Operação Verão, vamos reforçar as ações para que a população entenda que misturar bebida alcoólica e direção é perigoso a qualquer hora do dia", explica o coordenador operacional da Operação Lei Seca, major Arthur.

Durante toda estação, as ações educativas nas áreas de lazer e praias também serão intensificadas. As blitzes noturnas continuarão acontecendo normalmente.