Batalhões da Polícia Militar serão reformados no Estado

Lançamento do Plano de Recuperação dos batalhões da PM aconteceu ontem na sede do 4º BMP, em São Cristóvão - Foto: Philippe Lima/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Rio de Janeiro vai investir R$ 126 milhões na reforma dos batalhões da Polícia Militar. O anúncio foi feito ontem (22) pelo governador Cláudio Castro, ao lado dos secretários da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, e de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Max Lemos, na sede do 4º BPM (São Cristóvão), primeiro a ser contemplado pelo pacote. No evento o governador entregou 26 novas motocicletas para os Batalhões, garantindo mais mobilidade aos policiais.

Para o governador Cláudio Castro, investimentos na área da Segurança Pública são fundamentais para dar mais qualidade ao trabalho dos policiais. As obras atingirão 55 unidades com reforma de refeitórios (ranchos), dormitórios, fachadas e telhados. A proposta é oferecer aos policiais militares condições dignas de trabalho.

"Essas obras fazem parte de um grande pacote de investimento na Segurança Pública, que incluem ainda a compra de novas viaturas e questões salariais. Dar qualidade ao ambiente de trabalho dos policiais é uma das formas de apoiá-los e estimulá-los no dia a dia", frisou Cláudio Castro.

O Programa Tudo Azul, da Secretaria de Polícia Militar, prevê a reforma de sete telhados, 44 refeitórios (ranchos) e 282 alojamentos. As obras ficarão a cargo da Emop-RJ, órgão vinculado da Seinfra, que fará a licitação e o acompanhamento das intervenções.

Max Lemos ressaltou que estão sendo investidos cerca de R$ 200 milhões em equipamentos da Polícia Militar, entre a reforma dos batalhões e a construção de novas unidades, como a sede do Comando de Operações Especiais (COE). O secretário anunciou a autorização do governador para os projetos executivos do Grupamento AeroMarítimo (GAM) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC).

As obras - O acordo com a Secretaria de Polícia Militar prevê a reforma e manutenção de telhados e fachadas dos batalhões de São Cristóvão (4º), Tijuca (6º), São Gonçalo (7º), Rocha Miranda (9º) e do Batalhão de Choque, no Centro; do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Niterói; do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), em São Gonçalo.

Haverá reforma de refeitórios (ranchos) e alojamentos nos batalhões do Méier (3º), São Cristóvão (4º), Gamboa (5º), Tijuca (6º), Rocha Miranda (9º), Bangu (14º), Olaria (16º); Ilha do Governador (17º), Jacarepaguá (18º), Copacabana (19º), Benfica (22º), Leblon (23º), Santa Cruz (27º), Recreio dos Bandeirantes (31º), Irajá (41º), Ajudância Geral no Centro (AJG-QG), 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM - Palácio Guanabara), Academia de Polícia Militar D. João VI (Sulacap), Batalhão de Operações Especiais - Bope (Laranjeiras), Batalhão de Polícia de Choque - BPChoque (Centro), Batalhão de Polícia Turística - BPTur (Copacabana), Batalhão de Policiamento de Vias Especiais - BPVE (Vila Kennedy), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - Cfap (Sulacap), Centro de Fisiatria e Receuperação - CFRPM (Olaria), Centro de instrução Especializado em Armamento e Tiro - CIEAT (Sulacap), Diretoria de Manutenção e Suprimento de Armamento - DMSA (Sulacap), Regimento de Polícia Montada - RCECS (Campo Grande), 1ª UPP/ 6º BPM (Borel), 2ª Unidade de UPP/22º BPM (Manguinhos), 2ª UPP/3º BPM (Jacarezinho), 3ª UPP/16º BPM (Alemão), 3ª UPP/19º BPM (Ladeira dos Tabajaras), 3ª UPP/ 22º BPM (Arará/Mandela), 3ª UPP/3º BPM (Lins de Vasconcelos), 3ª UPP/ 6º BPM (Andaraí), e 7ª UPP/ 16º BPM (Vila Cruzeiro), na capital; e nos batalhões de São Gonçalo (7º), Campos (8º), Nova Friburgo (11º), Niterói (12º), Duque de Caxias (15º), Mesquita (20º), São João de Meriti (21º), Queimados (24º), Cabo Frio(25º), Petrópolis (26º), Itaperuna (29º), Teresópolis (30º), Angra dos Reis (31º), Macaé (32º), Magé (34º), Itaboraí (35º), Santo Antonio de Pádua (36º), Belford Roxo (39º).

Também haverá reforma de refeitórios e alojamentos no BPRv, Colégio de Niterói, Centro Preparatório de Admissão Militar - CPAM, Diretoria de Abastecimento e do Depósito Central de Munições, todos em Niterói.