Turismo: hotéis comemoram alta nas reservas para o Natal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Turismo do Rio observou grande movimentação na cidade no último final de semana, marcado pelas comemorações de Natal.

A rede hoteleira registrou 18% a mais de hospedagem que em 2019, último ano pré-pandemia. Além disso, 78% dos hotéis cariocas já estavam com reservas para este período, segundo dados da Hotéis Rio, sindicato dos Meios de Hospedagem do Município. Os hotéis do município do Rio de Janeiro esperam ocupação de 100% até o final do ano.

Os principais pontos turísticos da cidade também registraram grande movimentação de visitantes. O Cristo Redentor recebeu cerca de 6 mil visitantes e o Bondinho Pão de Açúcar teve alta de 25% em relação ao mês de novembro.

"A retomada do turismo no Rio de Janeiro está sendo, principalmente, doméstica. Neste final de semana, a cidade foi destaque para paulistas, gaúchos, goianos, mineiros e também pessoas de outras cidades do estado do RJ. As altas do dólar e do euro e a complexidade de retirada de vistos têm feito os brasileiros optarem por destinos domésticos e, claro, o Rio está sempre no radar dos visitantes pelos atrativos turísticos que a cidade oferece", afirma o secretário de Turismo Bruno Kazuhiro.

A passagem de turistas pelo verão carioca pode arrecadar cerca de R$ 50 milhões em tributos para a cidade apenas nos setores que lidam diretamente com os visitantes, como bares, restaurantes, hotéis, transportes, entrada de pontos turísticos e outros. Esse valor é próximo ao arrecadado no verão 2019, antes da disseminação da covid-19 pelo mundo. A expectativa é que essa grande movimentação de visitantes no Rio de Janeiro continue ainda no final de 2021 e em toda a temporada do verão de 2022, com visitas aos cartões-postais, praias lotadas e também crescimento dos roteiros alternativos.