IPTU: carnês serão enviados pelos Correios até o dia 15

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) anunciou ontem que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 serão enviados pelos Correios até o dia 15 de janeiro de 2022, mas a segunda via já está disponível no Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói por meio do endereço eletrônico https://servicos.niteroi.rj.gov.br/.

De acordo com o órgão municipal, os contribuintes que optarem por quitar a cota única até o dia 7 de fevereiro terão 10% de desconto. Caso estejam incluídos no benefício da Lei do Bom Pagador, o desconto chega a 14,5%. O desconto estará discriminado no carnê, na folha "Ficha de Lançamento 2022".

Segundo a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, no próximo ano os contribuintes contarão com uma novidade: três totens de autoatendimento serão disponibilizados no hall de entrada do Palácio Arariboia, na Rua da Conceição.

"Os totens de autoatendimento vão permitir que o cidadão, em poucos cliques, acesse a segunda via do IPTU, que será impressa na hora, ou agende o atendimento presencial ou remoto. Estamos avançando com a modernização e digitalização dos serviços, proporcionando agilidade e permitindo que o cidadão ganhe autonomia para acessar os serviços oferecidos pela Secretaria de Fazenda", explicou.

A Secretaria de Fazenda de Niterói também informa que, para os contribuintes que optarem pelo pagamento em onze parcelas mensais iguais, de fevereiro a dezembro, o primeiro vencimento será no dia 11 de fevereiro. O desconto "Bom Pagador" vale tanto para quem optar pelo pagamento em cota única quanto pelo parcelamento.

Para quaisquer esclarecimentos sobre o IPTU, o contribuinte poderá procurar a Central de Atendimento ao Cidadão, na sede da secretaria ou enviar sua mensagem para o e-mail [email protected]

A 2ª via do IPTU 2022 também poderá ser retirada nas administrações regionais

Para evitar aglomeração na sede do órgão, em função das medidas de combate à Covid-19, os contribuintes também poderão emitir a segunda via do carnê do IPTU 2022 em dez administrações regionais, o horário de atendimento será das 9h às 16h. O contribuinte deverá ter o número da matrícula do imóvel.