PM reforça efetivo para a noite da virada em todo o estado

Equipes de patrulhamento estarão equipadas com câmeras portáteis - Foto: Divulgação PM

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O plano especial de policiamento montado pela Polícia Militar para o réveillon mobilizará 18.045 mil policiais e 2.280 viaturas, atuando em todo o estado. O maior reforço de efetivo será na capital e cidades litorâneas com grande afluxo de turistas, sobretudo da Região dos Lagos.

Mesmo com os festejos na capital e no interior programados pelas prefeituras com limitações impostas pela crise sanitária, o comando da corporação empregará um efetivo 17% superior ao mobilizado na passagem de 2019 para 2020, antes do início da pandemia de covid-19. Em relação ao número de viaturas o aumento foi de 14%. O esquema especial de policiamento começa às 8h de hoje (31) e se estende até as 20h de sábado (1º).

Apesar do cancelamento dos shows e das restrições de acesso em direção à orla da capital, o planejamento de segurança para os festejos em Copacabana prevê um reforço maior de efetivo para o bairro e o emprego de duas inovações tecnológicas inéditas. Serão empregados 2.482 policiais militares para atuar tanto na orla da Avenida Atlântica como nas ruas internas, um efetivo 21% maior ao que foi mobilizado no réveillon do bairro na passagem de 2019 para 2020.

Pela primeira vez, as equipes de patrulhamento estarão equipadas com câmeras portáteis. O mesmo equipamento será utilizado pelos policiais da Operação Lei Seca. A outra novidade será o registro de ocorrência pelo sistema BOPM On-line. Ainda em Copacabana, todo o trabalho será coordenado por operadores posicionados em dois carros de comando, um na Av. Princesa Isabel e outro em frente à Rua República do Peru.

Serão instaladas em pontos estratégicos 30 torres de observação (15 no calçadão e 15 na areia), para auxiliar as equipes do policiamento dinâmico.

Além de Copacabana, haverá significativo reforço de policiamento em outros nove locais da capital onde a prefeitura programou queima de fogos: Aterro do Flamengo, Piscinão de Ramos, Ilha do Governador, Igreja da Penha, Parque Madureira, Bangu (Moça Bonita), Praia de Sepetiba, Recreio e Barra da Tijuca.