São Gonçalo fecha o ano com mais empregos

O secretário Douglas Ruas destacou o trabalho para se atrair novos negócios - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Fechando o ano de 2021, São Gonçalo recebeu na quarta-feira (29) mais uma unidade do Assaí Atacadista, em Tribobó, a segunda aberta na cidade em apenas uma semana, gerando cerca de mil empregos diretos e indiretos. O número se soma aos mais de 5 mil postos de trabalhos formais criados em São Gonçalo entre janeiro e novembro deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Na inauguração do atacadista, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, foi representado pelo secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio Picanço, do chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, e do deputado federal Altineu Côrtes.

"O prefeito Capitão Nelson, desde o início da gestão, tem cobrado dos secretários estratégias que tornem São Gonçalo um ambiente favorável para investimentos para que possamos retomar a economia. O Assaí acreditou nessa proposta do prefeito e já abriu duas lojas na cidade, gerando mais de mil empregos para os gonçalenses. Queremos tirar o rótulo de cidade-dormitório de São Gonçalo e, para isso, precisamos atrair empresas e gerar emprego no município", destacou o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

"Para se ter uma ideia da representatividade do nosso plano de investimento em São Gonçalo, investiremos mais de R$ 360 milhões e vamos ficar com cinco unidades na região, o que significa que estamos investindo uma média de R$ 300 para cada habitante", disse Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.

Empregos - Os dados do Caged mostram o reaquecimento da economia em São Gonçalo, depois de um cenário de alto desemprego provocado pela pandemia da covid-19, agravado pela falta de estratégias para desenvolver os setores econômicos. São Gonçalo fechou o ano de 2020 no vermelho, com o saldo negativo de mais de 3,7 mil postos de trabalho fechados.

Apenas no primeiro ano de gestão do prefeito Capitão Nelson, o município já acumula o saldo positivo de mais de 5 mil novas vagas formais criadas entre janeiro e novembro de 2021, reflexo do trabalho integrado para atrair novos negócios, gerar emprego e renda à população.

Neste período, o setor de destaque é o do comércio, um dos mais impactados durante o período de isolamento social, que já registra 2.127 novos postos de trabalho, ou seja, 42% do total de empregos formais criados este ano na cidade; enquanto o setor de serviços gerou 1.791 vagas entre janeiro e novembro.