Encontro solidário de Titãs do Tetra no Caio Martins

Estádio, em Niterói, vai sediar o evento que visa arrecadação de alimentos - Foto: Reprodução / Wikipedia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Enquanto os clubes começam a planejar a pré-temporada de 2022, um jogo mais que especial marca a abertura do calendário do futebol brasileiro já nesta primeira semana de janeiro. O Encontro de Titãs do Tetra Solidário vai colocar frente a frente Romário e Ricardo Rocha, o Baixinho contra o Xerife, uma dupla de respeito, que ajudou a trazer o tetracampeonato para o Brasil em 1994. A partida, idealizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, acontecerá no próximo sábado (8),  às 9h, no estádio do Caio Martins, em Niterói, e vai arrecadar alimentos para doação como forma de ingresso para quem quiser assistir a partida.

"Queremos colocar essa partida beneficente em definitivo no calendário esportivo do Rio de Janeiro, sempre no início de cada ano. É mais uma forma de usar o esporte para ajudar a quem precisa. O Romário e o Ricardo Rocha adoraram a ideia e toparam de cara. Eles são ídolos de toda uma geração e como ídolos entendem que têm esse papel transformador na sociedade", disse o secretário de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca.

Herói do tetracampeonato da Seleção Brasileira na Copa dd Mundo de 1994, nos Estados Unidos, Romário fez 5 dos 11 gols no campeonato. Embora não tenha marcado na final, contra a Itália, foi o gol do Baixinho de cabeça que garantiu a vitória sobre a Suécia, na semifinal. Romário disse que está "amarradão" de poder participar do jogo, poder ajudar pessoas e ao mesmo tempo rever ex-companheiros.

"Um futebol solidário como esse reúne duas coisas muito interessantes. Primeiro, o objetivo maior, que é arrecadar a maior quantidade possível de alimentos e assim ajudar o maior número possível de pessoas. O segundo é rever amigos, colegas e companheiros de profissão, que tem também tem um significado muito legal. Eu estou realmente amarradão de poder participar desse evento", disse o hoje senador pelo Estado do Rio de Janeiro e ex-camisa 11 da Seleção Brasileira.

Já Ricardo Rocha disputou apenas a estreia da Seleção na Copa, contra a Rússia. O zagueiro teve uma lesão muscular e não conseguiu voltar a campo até o fim da competição. Ele pediu para seguir com o grupo na concentração e não foi cortado e teve papel fundamental na conquista. Parceiro de Romário, ele sabe que não terá vida fácil marcando o Baixinho.

"Vai ser um espetáculo, um jogaço. É claro que eu preferia jogar com o Romário. Enfrentar o Baixinho nunca é fácil. Mas a causa é nobre, e o que vale é o espírito de solidariedade, a chance de ajudar o próximo. Sem contar que é uma ótima oportunidade de rever grandes amigos que o futebol nos deu", disse Ricardo Rocha.

Além da dupla do Tetra, outros craques como Djalminha, Mauro Galvão, Alexandre Torres, Rafinha e Léo Moura já confirmaram presença. Quem quiser ir ao estádio do Caio Martins e assistir a partida deve levar 2kg de alimentos não perecíveis, além do comprovante de vacinação contra Covid-19. Estarão disponíveis cerca de 2 mil lugares. Um dos principais diferenciais da partida será a localização onde o público poderá ver o jogo: à beira do campo, bem pertinho dos ídolos.

"Vamos fazer uma coisa meio NBA, sabe? Com o público pertinho do campo, separado por grades. Tenho certeza que será algo inédito e bem legal", disse o secretário Gutemberg Fonseca.

O Encontro de Titãs do Tetra Solidário tem apoio do RioSolidario, que vai cuidar do armazenamento e posterior distribuição dos alimentos.