Saiba como proteger seu cão do calor

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O calorão do verão não poupa ninguém, nem os pets. No caso dos cães, mais sede, respiração ofegante e língua para fora são alguns dos sinais de que o animal sente calor. Para assegurar a saúde e o bem-estar dos pets durante o verão, a médica-veterinária Fernanda Ambrosino listou dicas para os cuidados com os cães nesta época do ano.

O ideal é que os passeios sejam realizados antes das 10h ou após às 18h, períodos com temperaturas mais amenas. É importante levar água para que o pet se mantenha hidratado. Se o asfalto estiver muito quente, pode causar lesões nas patas. O ideal é verificar com a mão a temperatura, se gerar qualquer sensibilidade, o animal terá a mesma sensação.

Os cães também estão sujeitos a queimaduras solares e devem utilizar protetor solar de uso veterinário, especialmente na área ao redor dos olhos, acima do nariz e orelhas.

A ingestão de alimentos dos cães nos dias mais quentes tende a ser reduzida, mas o tutor deve estar atento para que o animal não reduza demais a ingestão calórica.

Os cães podem ficar um pouco mais preguiçosos no verão, mas é importante buscar alternativas para mantê-los ativos. O tutor pode colocar brinquedos de plástico no congelador por alguns minutos e depois oferecer ao pet. Outra dica é colocar alimento úmido em copinhos plásticos, deixar no congelador e depois oferecer ao cão.

Os cães não transpiram como os humanos e o calor intenso pode dar início a um quadro de hipertermia. Por isso, o tutor nunca deve deixar o pet sozinho em um espaço fechado e sem ventilação, como por exemplo, no carro.