São Gonçalo tem 12 pontos para testagem de covid-19

Com aumento da contaminação, busca por testes cresceu na cidade - Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza hoje (11) o teste para detectar o coronavírus em 12 locais. Com o avanço da doença na cidade em pessoas assintomáticas, a procura cresceu e o município realiza uma média de dois mil testes por dia. Os locais atendem por ordem de chegada e com distribuição de senhas uma hora antes do encerramento para quem já estiver na fila.

São Gonçalo registra 125.680 casos confirmados de covid-19, dos quais 1.380 após as festas de fim de ano. A maioria das pessoas testadas - 95% - são assintomáticas ou com sintomas bem leves. Por isso, todos os moradores devem manter o distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos - sempre que possível - com água e sabão ou álcool em gel. Nos locais de testagem, inclusive nas filas, os gonçalenses devem manter a distância mínima de um metro.

A Semsa realizava, em dezembro de 2021, uma média diária de 120 testes por dia. Neste fim de semana, o número alcançou dois mil. Somente no último domingo, o Centro de Triagem do Zé Garoto realizou 786 atendimentos, dos quais 53% positivaram. Ao todo, só no início deste ano no Centro de Triagem, foram realizados 3.312 testes. Destes, 1.430 deram positivo, o equivalente a 43%. Com a média de dois mil testes por dia, tem estoque para mais 35 dias.