Casos de covid disparam no Rio

Em São Gonçalo, a população com sintomas da doença está buscando locais de testagem como o da Praça Zé Garoto - Foto: Lucas Alvarenga/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O estado do Rio de Janeiro registrou ontem 10.489 novos casos de covid-19. O número de novos óbitos chgou a 14, informou a Secretaria de Estado de Saúde. A média móvel de casos pulou de 294, no dia 1ª de janeiro, para 5.423 casos por dia. Na comparação com os últimos 14 dias o aumento foi de mais de 1.500%. Em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil colocou à disposição da população mais dois pontos de testagem para o coronavírus: uma tenda na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, e o PAM Alcântara. A crescente demanda pelo exame passou de 120 diários em dezembro de 2021 para quase 3 mil ontem (11). Ao todo, 14 locais oferecem o serviço. De acordo com a prefeitura, os locais atendem por ordem de chegada, alguns com distribuição de senhas e outros com distribuição de senhas uma hora antes do encerramento para quem já estiver na fila. Portanto, nos locais com atendimento até 17h, os moradores devem chegar até às 16h.

Apesar do alto índice de positividade dos testes - mais de 45% - 95% das pessoas são assintomáticas ou apresentam sinais leves da doença. Por isso, todos os moradores devem manter o distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos - sempre que possível - com água e sabão ou álcool em gel. Nos locais de testagem, inclusive nas filas, os gonçalenses devem manter a distância mínima de um metro. E é muito importante que os gonçalenses só saiam de casa nos casos de necessidade, recomenda a prefeitura.

Niterói - A Prefeitura de Niterói anunciou que a partir desta quarta-feira (12), a testagem para Covid-19 no drive-thru da Universidade Federal Fluminense (UFF) só será feita mediante agendamento, estando disponível para quem apresentar sintomas gripais ou que tiver contato com casos confirmados. Além do drive, o município disponibiliza para realização do teste outros 54 locais, onde o agendamento não é obrigatório.

No drive-thru do campus da UFF do Gragoatá, a testagem está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (aberto ao público até às 16h) e sábado, das 8h às 12h (aberto ao público até às 11h). Para realizar o agendamento, é preciso baixar o aplicativo Dados do Bem no celular. O usuário preenche um formulário com informações sobre seu estado de saúde e aguarda o envio da confirmação de agendamento. Antes do atendimento, será preciso apresentar o QrCode de agendamento recebido via aplicativo.

A orientação é que os casos sintomáticos realizem o teste a partir do primeiro dia dos sintomas. Pessoas assintomáticas que tiveram contato com caso confirmado de Covid-19, devem realizar a coleta entre o 5º e 7º dia após a data do último contato.

Além do drive-thru, o município oferta testes para Covid-19 nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família (para cadastrados em cada unidade), somando 54 pontos. Nestes locais, que atendem por demanda espontânea, a população pode procurar pela testagem de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até às 16h.

Números de testagem - Nesta terça-feira (11), pouco mais de 40% dos testes realizados nas unidades municipais de saúde deram positivo para Covid-19. A taxa apresentou queda em comparação com a segunda-feira (10), quando 50% dos testes foram positivos. Os números de internações seguem controlados.
No período do dia 24 até o dia 31 de dezembro de 2021, três pacientes deram entrada na rede municipal de saúde. No momento, o município tem nove pacientes internados.