Rio recebe hoje maior evento de inovação e tecnologia

O prefeito Eduardo Paes e o coordenador de Cidade Inteligente do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, estão entre os participantes - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Rio de Janeiro vai receber o mais completo evento de Inovação e Tecnologia já realizado na América Latina. O Rio Innovation Week acontece desta quinta-feira (13) até domingo (16), no Jockey Club Brasileiro. A agenda já tem confirmados mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.000 startups e 190 expositores.

A grade de palestras do evento será dividida por 19 palcos segmentados por mercados de atuação. Entre os keynotes confirmados estão nomes como: Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que irá conversar com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes; Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Francis Suarez, prefeito de Miami, que participará de conversa junto com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios e a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação.

"A Rio Innovation Week representa uma iniciativa inestimável, estamos totalmente engajados para fazer do Rio de Janeiro um futuro polo de tecnologia e inovação da América Latina. E assim estimular mais negócios, emprego e renda em território fluminense", disse Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador.

O evento contra com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do EStado do Rio de Janeiro (SECTI RJ). O MCTI é responsável pela Vila da Ciência e vai apresentar projetos de inovação de suas 27 entidades vinculadas. Já a SECTI RJ apresenta o Salão de Inovação com os principais projetos da Uerj, Faetec, Faperj, Cecierj, Uezeo e Uenf.

Nesta quinta-feira, às 18h, dentro do segmento Sociedade 5.0, que abordará a importância das inovações na melhoria da qualidade de vida da população, o coordenador de Cidade Inteligente do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, falará sobre o tema "Rio: cidade inteligente". Mais cedo, às 13h, o chefe executivo do Centro de Operações (COR), Alexandre Cardeman, estará na mesa "Cities of Tomorrow - Soluções para uma Cidade Inteligente", com a presidente da Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) e CEO da Lab245, Maria Luiza Reis.

A apresentação de Felipe Peixoto mostrará, entre outros projetos, a implantação, por meio de uma PPP, de uma rede de internet das coisas (IoT), que conectará remotamente as novas luminárias LED da iluminação pública carioca e 4 mil sensores, 10 mil câmeras, modernização semafórica e 5 mil pontos de acesso WIFI gratuito. Tudo gerenciado a partir do Centro de Controle Operacional, que ampliará a capacidade do COR.

Quem for à Rio Innovation Week poderá participar de uma experiência virtual inédita: o primeiro tour em 360 do COR, por meio do uso de óculos VR. A atração estará disponível no stand do órgão, que será inspirado em sua conhecida Sala de Controle, com monitores que exibirão imagens de câmeras da cidade em tempo real.

O prefeito Eduardo Paes também está na programação da feira, participando de um bate-papo com o prefeito de Miami, Francis Suarez, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios.

Os ingressos são vendidos com exclusividade na plataforma Sympla.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara e a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. Será exigido na entrada do evento, de visitantes moradores ou não do Rio de Janeiro, o comprovante de vacinação contra a covid-19. Serão aceitos comprovantes digitais, como o aplicativo do Conecte SUS, ou físicos, como a carteira de vacinação ou o comprovante assinado, emitido no momento da vacinação.