Primeiro lote de vacinas para crianças chega ao Brasil

Queiroga disse que vai monitorar possíveis reações adversas à vacina - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Chegaram ao Brasil, na madrugada de ontem (13), as primeiras vacinas contra covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. Remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

O lote será distribuído a estados e municípios para iniciar a aplicação. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a campanha de imunização infantil contra covid-19 será monitorada para identificar possíveis reações adversas às vacinas. Ele também ponderou que a vacina da Pfizer já foi aplicada em milhões de crianças em outros países e não apresentou problemas.