Abrigo: idosos são transferidos em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo espera concluir hoje, 16, a transferência dos idosos mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social no Abrigo Cristo Redentor. Na segunda-feira, 11 assistidos foram levados para o Lar Samaritano, no Patronato, e para a Instituição Cristã Amor ao Próximo, no Centro. Dos 53 idosos mantidos pela Prefeitura, 17 já foram reinstalados em outros lares e estão recebendo todo o apoio das equipes de assistência social. Todo o procedimento está sendo acompanhado por representantes do Ministério Público.

O município foi impedido de renovar o convênio com o Abrigo Cristo Redentor, vencido em dezembro de 2021, para não incorrer em crime de improbidade administrativa, já que a instituição não apresentou a documentação prevista em lei para assinatura de novo contrato, ficando impossibilitado de emitir certidões. O secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, explicou que o abrigo Cristo Redentor vem passando por problemas financeiros há anos e que, ao longo de 2021, a Prefeitura buscou alternativas para que a situação fosse normalizada.

"A Prefeitura reconhece a importância histórica do Abrigo Cristo Redentor e lamenta que a situação tenha chegado a este ponto. Procuramos, ao longo de 2021, manter os pagamentos em dia e prestar toda a assistência, mas nossos idosos estavam sendo prejudicados", explicou o secretário, ressaltando que está buscando alternativas para ajudar a instituição. Recentemente, uma vistoria ao local constatou a falta de medicamentos e queda da qualidade da alimentação fornecida aos abrigados.