Detran abre hoje novo posto de atendimento em Petrópolis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Detran.RJ vai abrir em Petrópolis, hoje (24), um novo posto de atendimento aos moradores que perderam documentos nos fortes temporais da semana passada no município. A nova unidade vai funcionar na Rua da Imperatriz, 327, no Centro de Petrópolis, em uma parceria com a InterTV.

Serão oferecidos serviços de identificação civil e de habilitação, além de uma Unidade de Serviços de Veículos (USV), para abertura de processos administrativos e serviços que não necessitam de vistoria. Um dos serviços será a baixa de veículos, para moradores que perderam seus veículos nos temporais. Neste posto também haverá atendimento da Ciretran de Petrópolis.

Serão dois pontos de atendimento para segunda via de carteira de habilitação, quatro pontos para carteira de identidade e um de serviços administrativos de veículos. Para identificação civil serão atendidas cem pessoas por dia, por ordem de chegada. Não há necessidade de agendamento. Os desabrigados que forem atendidos, nos primeiros dias, receberão ainda cestas básicas.

Assim como já faz no posto do Sesc Quitandinha, desde a semana passada, o Detran vai disponibilizar vans para pegar os moradores de Petrópolis nos abrigos. Dois telefones da Ouvidoria do Detran (21 2332-0450 e 2332-0438) foram disponibilizados.

No Sesc Quitandinha, o Detran vai manter o atendimento aos desabrigados. Neste posto e também na Escola Estadual Rui Barbosa (este já desmobilizado), no bairro Alto da Serra, já foram realizados cerca de 800 atendimentos.

Também a partir de hoje (24), o posto de vistoria de veículos de Petrópolis vai ser temporariamente transferido para o Parque de Exposições de Itaipava. Serão atendidos no espaço todos os usuários que estavam com serviços agendados para o posto de vistoria do Alto da Serra, que está interditado. E também os moradores que precisam de serviços e documentos em decorrência das chuvas - como, por exemplo, os donos de veículos que perderam as placas no temporal.

De acordo com resolução da Secretaria de Estado de Fazenda, publicado no Diário Oficial de terça-feira (22/02), em caso da perda total do veículo por causa da chuva, os proprietários terão direito à restituição de parte do IPVA pago. Para isso, terão de informar o sinistro ao Detran, antes de abrir um processo na Secretaria de Fazenda, solicitando a devolução.

Para os 60 mil veículos emplacados em Petrópolis foi adiado o prazo de vencimento das parcelas do IPVA, sem incidência de juros. A segunda parcela agora vence em 15 de agosto e, a terceira, em 15 de setembro.