Projeto completa um ano de mediação de conflitos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Há um ano, Niterói conta com um espaço de mediação de conflitos. Inaugurado em 23 de março de 2021, pela Prefeitura de Niterói, o Espaço Mediar nasceu com a proposta de ser um local de referência para os cidadãos que buscam a solução de conflitos por meio do diálogo e da mediação de facilitadores capacitados. Neste período, 71 pessoas foram atendidas com 40 sessões de mediações de conflitos.

No Brasil, Niterói é um dos municípios pioneiros na implementação da mediação como política pública. A Rede Mediar integra o Pacto Niterói contra a Violência e envolve diversos órgãos da prefeitura. O Espaço Mediar conta com duas unidades, uma no Centro e outra no Cantagalo, inaugurada em novembro.

Em um ano, o Espaço Mediar atendeu 71 pessoas com 31 sessões realizadas no Centro e 9 no Cantagalo. A maior parte das demandas chegaram por encaminhamento do Conselho Tutelar e pelo Zap da Cidadania. Cerca de 67% dos atendimentos estão relacionados a conflitos familiares. A Região Oceânica é a que mais demanda situações de mediação de conflitos (58%), com Largo da Batalha e Centro em segundo lugar (17% cada). A maior parte das mediações é oriunda de mulheres (60%) e pessoas negras (59%).

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos faz a gestão do Espaço Mediar com uma equipe de servidores e voluntários que atuam como mediadores após receberem a formação técnica na metodologia da mediação de conflitos.

"O Espaço Mediar tem sido sinônimo de escuta, afeto e conciliação que são diferenciais importantes da Mediação Judicial", destacou Joana Raphael, coordenadora do espaço.

A Rede Mediar tem como objetivo reduzir os registros de ameaça e lesão corporal dolosa, evitar a judicialização de litígios e contribuir para uma cultura de paz. O papel dos mediadores é ser imparcial, não opinar, não julgar e não determinar nada, mas facilitar o diálogo entre as partes envolvidas, utilizando técnicas que estimulam a comunicação e a superação dos conflitos. Neste primeiro ano, quase metade das mediações (47%) foram finalizadas com êxito, 9% estão em andamento e 9% estão no início do processo. Apenas 22% foram finalizadas sem que houvesse acordo entre as partes.