São Jorge: SG volta a ter procissão

imagem de São Jorge - Foto: foto retirada do pixelbay

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo está apoiando a realização da "Procissão de São Jorge", no sábado (23), dia do "santo guerreiro", no Rocha. O festejo, organizado pelo Projeto Cardume, contará com uma imagem bicentenária de São Jorge, que pertencia a Pai Avelino de Ogum, falecido em 2008, aos 105 anos, que iniciou a procissão no município.

"Graças ao grande número de pessoas já vacinadas em São Gonçalo, estamos retornando dezenas de celebrações tradicionais, como a 'Procissão de São Jorge', que não era realizada há 30 anos. É a nossa cidade voltando ao normal e as pessoas acreditando nesse novo momento que vive São Gonçalo. Com planejamento, estamos resgatando celebrações históricas. E a religião sempre será um dos focos no desenvolvimento turístico no nosso município", declarou o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz.

O cortejo, que tradicionalmente era realizado no Gradim, sairá neste ano da Travessa Santa Rita, altura do número 517, seguindo até a Praça do Rocha, passando pela Igreja de São Judas Tadeu, e retornando até o ponto de partida, em dois quilômetros de percurso.

"Essa procissão é um legado histórico e familiar. Em 1992, após ficar muito doente, Pai Avelino de Ogum, que era delegado da Polícia Civil, realizou o último cortejo. Como não tinha um sucessor, ele deu a imagem de São Jorge, que estará presente na procissão, para Pai Elias da Tenda Espírita de Caridade João de Benguela, onde a imagem se encontra. Faremos de tudo para que a procissão continue com as características tradicionais", promete Jeany Marcenes, do Conselho Municipal de Cultura e do Cardume.