Caça 'gatos' proveitoso: Enel encontra 407 ligações irregulares

Operação Energia Legal foi realizada em Niterói com ajuda da polícia - Foto: Antonio Pinheiro/Divulgação Enel

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A operação Energia Legal, feita pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, em Niterói, identificou 407 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residenciais, além da abertura de cinco registros de ocorrência e três prisões nestes segmentos. Durante a operação, inclusive, a polícia interditou uma lanchonete no Fonseca que estava ligada direto em três fases, sem passar pelo medidor de energia.

Moradores do município também puderam solicitar vários serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas, por meio de uma unidade móvel de atendimento da Enel Rio. Essa unidade móvel tem por objetivo facilitar o acesso dos clientes aos serviços, além de garantir que o atendimento seja realizado respeitando as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. Ao todo, foram realizados 43 atendimentos comerciais.

Visando combater irregularidades e furtos, a operação realizou sua 24ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 11.149 clientes, sendo 10.288 residências e 861 comércios nas 18 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

"O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, gera resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, assim como os bons resultados operacionais, geram benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes", afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Consumo consciente de energia - Ao longo da ação, a Enel também disponibilizou dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 122 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 40 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.