Empregos com saldo positivo

Com atuação em diversas frentes do setor econômico, Niterói segue crescendo e se desenvolvendo - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito acumularam, juntos, saldo positivo de 3.464 postos de trabalho formais entre janeiro e março de 2022. A conclusão veio a partir da análise agregada de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) via plataforma Retratos Regionais, da Firjan. O melhor resultado trimestral deste grupo de municípios situados ao leste da Baía de Guanabara ficou com Niterói ( 2.307), que contratou 6 em cada 10 trabalhadores da microrregião. Na sequência aparece Maricá com 981 postos.

A análise específica da indústria da microrregião mostra que, no acumulado deste ano ano, o setor registra saldo positivo de 2.393 vagas de trabalho formais. Niterói ( 1.877) e São Gonçalo ( 389) representam os melhores resultados industriais do Leste Metropolitano em 2022. Os segmentos que impulsionaram estes números foram, respectivamente, o setor de construção civil ( 1.168) e os serviços de utilidade pública ( 774).

Análise estadual - Entre as ocupações, as cinco maiores contratações no estado no primeiro trimestre de 2022 foram: faxineiro ( 4.039), servente de obras ( 3.714), agente comunitário de saúde ( 3.623), trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas ( 2.346), e auxiliar de desenvolvimento infantil ( 2.106). Na indústria, servente de obras ( 3.204) foi responsável por 2 em cada 10 novas contratações em 2022, seguido pela ocupação de instalador de tubulações ( 1.205). Pedreiro, assistente Administrativo e faxineiro também se destacaram com os maiores saldos de contratações no setor industrial nos três primeiros meses do ano.

Empresas de todos os portes registraram saldo positivo no primeiro trimestre de 2022. As micro e pequenas empresas ( 19.032) foram responsáveis por metade das contratações observadas no ano. As grandes empresas ( 14.945) foram as segundas que mais contrataram, seguida pelas médias ( 1.182). Entre os setores, as micro e pequenas empresas se destacam com a maior parte das contratações em serviços: 6 em cada 10 novas contratações no setor foram realizadas por micro e pequenas empresas ( 20.701), em especial, nos segmentos de educação infantil e ensino fundamental. As grandes ( 11.244) e médias ( 2.311) empresas também registraram saldo positivo no segmento. No setor industrial, a micro e pequenas empresas ( 6.550) contrataram 4 em cada 10 novos trabalhadores formais em 2022, impulsionadas pelos segmentos de construção de edifícios e outras obras de infraestrutura. As grandes indústrias ( 6.415) também apresentaram saldo de contratações significativo, seguido pelas médias indústrias ( 2.178).

Prêmio Firjan - Já estão abertas - e seguem até 31/08 - as inscrições para o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2022, novo nome do tradicional Prêmio Firjan Ambiental. "O título foi atualizado, mas a nossa intenção continua a mesma, a de reconhecer as ações bem-sucedidas desenvolvidas pelas empresas e instituições no estado do Rio de Janeiro. Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável", destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan.

Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de pesquisa, terceiro setor, universidades e demais pessoas jurídicas com projetos concluídos ou em fase de implantação, desenvolvidos no estado do Rio e com resultados mensuráveis em 2020 e/ou 2021. Os finalistas e vencedores serão revelados durante a cerimônia de premiação, que será realizada na segunda quinzena de outubro.

A edição atual, a décima desde 2013, possui seis categorias, uma delas incluída este ano: Estratégias de Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As demais continuam, embora a maior parte com nomes atualizados. São elas: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Gestão de Impacto e Investimento Social.