Niterói lança avatar interativo em Libras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta sexta-feira (13), a Maria, a primeira atendente virtual interativa e personalizada do Brasil. A Maria vai substituir, no site da Prefeitura, o avatar padrão utilizado desde dezembro, quando a página passou a ter acessibilidade e as funcionalidades voltadas às pessoas com deficiência. A Secretaria Municipal de Acessibilidade é responsável pelo projeto que tem como objetivo expandir a política de inclusão em Niterói.

O site da Prefeitura de Niterói conta com a tecnologia assistiva Rybená que traduz textos do português para Libras e Voz. Assim, surdos, pessoas com deficiências intelectuais, analfabetos funcionais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldades de leitura e de compreensão de textos podem consumir conteúdos e interagir com a plataforma. De acordo com dados do IBGE, 5% da população brasileira é composta por surdos. Isso corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos com barreiras de comunicação.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, reforçou a política inclusiva e de vanguarda da cidade.

"A Maria representa todo o esforço que a Prefeitura de Niterói tem tido para agregar tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Hoje, Niterói é considerada uma das melhores cidades do país como cidade inteligente, na adoção de tecnologias de gestão e no cotidiano dos cidadãos. Esse tipo de ferramenta é indispensável para que a gente conquiste a inclusão e promova as transformações e o avanço necessário na cidade", destacou.