Nova esperança para o Centro

Charbel Tauil - Presidente do Sindilojas Niterói - Foto: Divulgação

Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por Charbel Tauil - Presidente do Sindilojas Niterói*

Depois de muito tempo, muitos pedidos, sugestões e críticas do Sindilojas, enfim a Administração Regional do Centro e da Ponta da Areia deixou de existir apenas de forma virtual e hoje tem uma sede, na Rua Visconde de Uruguai, com a presença marcante do administrador regional Adriano Oliveira. E nós, do Sindilojas, esperamos e confiamos que Boinha, como é mais conhecido, faça uma boa gestão.

Oportunidades para ele demonstrar sua capacidade e competência não faltam, visto que o Centro, hoje, encontra-se completamente abandonado, principalmente o trecho localizado entre a Avenida Amaral Peixoto e o Terminal Rodoviário Roberto Silveira, onde o Poder Público precisa se mostrar presente, atuando em várias frentes.

Diferente da orla, com seus monumentos imponentes que compõem o Caminho Niemeyer e que chamam a atenção, por exemplo, do turista que chega à cidade de barca para visitar o Museu de Arte Contemporânea, símbolo de Niterói, o trecho entre a Amaral Peixoto e a Rodoviária não causa o mesmo impacto ao visitante, que mal chega a atravessar a Avenida Rio Branco. Muito pelo contrário.

Embora esta área do Centro, esquecida, ostente também riquezas arquitetônicas e históricas, como o Jardim São João, estes patrimônios se tornaram abrigo e refúgio para a população em situação de rua e sofrem com a falta de manutenção e de limpeza, com a iluminação precária e a insegurança. A ação irregular de ambulantes, a "imobilidade urbana" e a quase inexistência de vagas de estacionamento completam o quadro de descaso das autoridades.

A falta de atividades culturais e de lazer amparadas pelo Poder Público impedem que a região deixe de ser apenas um local de passagem, e que se torne um destino não só de moradores da cidade, mas também de turistas oriundos do estado, do resto do país e, quem sabe, até mesmo do exterior.

Para mudar a realidade do bairro, não basta apenas termos no Centro uma Administração Regional. Se o diálogo com moradores e comerciantes não for levado adiante e seja transformado em ações, o espaço não passará, na prática, de um amontoado de concreto erguido.

Nós esperamos que o Governo, na figura do prefeito Axel Grael, faça, realmente, dessa Administração, um poço de eficiência, no sentido de atender aos anseios e aos vários aspectos que o comércio precisa e necessita com urgência, visto que foi um dos setores da economia mais afetados pela pandemia, o que impacta diretamente na geração de empregos e renda na cidade, além, é claro, na arrecadação.

De imediato, o Sindilojas pretende marcar uma reunião com Boinha e com alguns comerciantes de setores estratégicos para discutir várias ações a serem implementadas no bairro, principalmente aos sábados, e que contribuam para melhorar, já em curto prazo, o fluxo de pessoas na região.

O Sindilojas também vai acompanhar de perto o desenrolar das ações da Administração Regional e cobrar do Poder Público as obras tão prometidas para a revitalização do Centro, mas que ainda não saíram do papel. Desejamos ao secretário Boinha sucesso, com muita participação dos lojistas e dos moradores.