Emprega JUV: Cariocas lotam Cidade das Artes

O Emprega JUV será um diferencial na vida dos jovens do programa, que têm idades entre 15 e 29 anos - Foto: Divulgacao

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 500 adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos participaram, na última terça-feira (17), da aula inaugural do programa Emprega JUV da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). A cerimônia realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, contou com a presença dos jovens selecionados para três grandes projetos da pasta da Prefeitura do Rio: o Fala, Juventude!, o Papo de Futuro e o Jovens Promotores da Saúde, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Lançado em 2021, o Emprega JUV é o programa de empregabilidade da JUVRio, que tem por objetivo auxiliar a juventude carioca na busca por oportunidades de trabalho, promovendo seu desenvolvimento por meio da orientação, qualificação profissional e ofertas de inserção no mercado de trabalho.

Para o secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, o Emprega JUV será um diferencial na vida dos jovens que passarem pelo programa. Desde que foi iniciado, em 2021, mais de cinco mil pessoas da cidade já foram alcançadas nas áreas de audiovisual, saúde, fotografia e coquetelaria, por exemplo.

- A nossa missão é dar oportunidades e democratizar acessos. Esse programa foi criado justamente porque vimos que a juventude da cidade do Rio de Janeiro quer aprender mais e encontrar seu lugar no mercado de trabalho e no mundo - destacou o secretário Salvino Oliveira ao lado secretário municipal de Saúde, Rodrigo de Sousa Prado, do professor e médico da Fiocruz, Daniel Soranz, além de outras autoridades que falaram sobre o enfrentamento ao desemprego que acomete mais de 20% jovens dos quase 50 milhões de jovens brasileiros desde 2016.