Mangaratiba vai ganhar campo experimental da UFRRJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), anunciou que o município vai ganhar um campo experimental da universidade. No espaço serão feitas pesquisas e a implementação de projetos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar.

O anúncio foi feito em reunião que contou com as presenças do secretário de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, Alex Barbosa, e do reitor da UFRRJ, Roberto de Souza Rodrigues. O projeto beneficiará diretamente os produtores da cidade.

"Teremos um espaço de pesquisa da universidade dentro de Mangaratiba e com isso, vamos poder aproximar os produtores da região dos estudantes e professores da Rural. Isso vai fazer com que eles aprimorem suas técnicas e possam investir ainda mais na produção local", disse Alex Barbosa.

No início de junho, uma comitiva da universidade realizará uma visita técnica no município a fim de dar início aos trâmites para instalação do campo experimental. Os departamentos de agronomia e engenharia, entre outros, participarão do processo. A previsão é que o espaço seja instalado na área do Horto Municipal, no primeiro distrito.

Outros incentivos - Além de anunciar a instalação do campo experimental, a Secretaria de Agricultura e Pesca também está alinhando a parceria com a UFRRJ para outros projetos. São eles: cuidado e sanidade animal; utilização dos laboratórios da universidade para fazer análise do leite e do queijo produzidos no município, bem como, da qualidade do solo; e elaboração de cursos de extensão e de qualificação para produtores rurais e pescadores.