Aumenta a oferta de água tratada em distritos de Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma obra realizada pela Águas do Rio, interligando uma adutora de grande porte às redes de distribuição que atendem os distritos de Itaipuaçu e Inoã, aumentou a oferta de água tratada para esses distritos de Maricá. Com esta intervenção, o volume equivalente a 29 piscinas olímpicas de água por mês passa a integrar o sistema de abastecimento. Esta é apenas a primeira etapa da obra prevista pela concessionária para essa região.

De acordo com os últimos dados do IBGE, de 2019, o município está entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro que mais cresceu populacionalmente. "Os dois distritos sempre apresentaram problemas crônicos de falta d'água e essa obra veio em um momento importante para acompanhar o crescimento vegetativo dos distritos, além de manter o fornecimento para mais de 43 mil moradores", explica o gerente de Operações, André Antônio.

Diversas melhorias operacionais foram realizadas pela empresa para permitir o acréscimo desse volume no sistema de distribuição de água. Entre as principais ações estão o combate às perdas de água, por meio de substituição de tubulações deterioradas, retirada de ligações clandestinas, reparo de vazamentos, melhoria das unidades, controle operacional para equilibrar a demanda de água recebida em cada região na cidade, entre outras atividades.

Na fase seguinte, prevista para o segundo semestre deste ano, a concessionária vai instalar uma bomba na rede de distribuição para aumentar ainda mais a pressão, tornando o abastecimento cada vez mais seguro e regular, já prevendo o verão 2023, quando eleva a demanda nestas regiões.

Outro investimento da Águas do Rio em Maricá será a construção de uma nova adutora, com 11 quilômetros de extensão, que vai interligar as estações de tratamento de água de Ponta Negra e Maricá. A capacidade de tratamento da ETA de Ponta Negra também será ampliada. A iniciativa vai beneficiar 35,5 mil pessoas no 1º distrito.