Projeto leva a escolas atividades esportivas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto social Centro Esporte Educação está de volta, oferecendo atividades esportivas e educacionais aos alunos da rede pública, entre 6 e 14 anos, nos municípios de Maricá, Macaé, Itaboraí e Duque de Caxias. A iniciativa é fruto de parceria entre a Firjan SESI e a Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, democratizando o acesso à prática do esporte para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Durante o contraturno escolar, os estudantes participarão de aulas de xadrez, futsal ou handebol e reforço em português e matemática, de segunda a sexta-feira. Também haverá atividades quinzenais voltadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Os polos de atuação do Centro Esporte Educação serão: escolas municipais Paulo Freire e Elisabete de Azevedo Dias Brandão, em Macaé; escola municipal Campos Elíseos, Ciep 318 Paulo Mendes Campos e Ciep 229 Cândido Portinari, em Duque de Caxias; escolas municipais Professora Dilza da Silva Sá Rego e Amanda Pena de Azevedo Soares, em Maricá; e escolas municipais Luzia Gomes de Oliveira e Professor Pedro Alves de Araújo e Igreja Evangelho e Cristo, em Itaboraí.

O projeto integra o Programa Petrobras Socioambiental e é desenvolvido no entorno das unidades da empresa. "É muito gratificante estabelecer parcerias como essa com a Firjan SESI, contribuindo para assegurar a permanência de crianças e adolescentes na escola e melhorando a aprendizagem e o desempenho escolar", aponta Marcela Levigard, gerente de Projetos Sociais da companhia.

A Lei de Incentivo ao Esporte, do governo estadual do Rio, é um instrumento legal que fomenta eventos e projetos esportivos em todo o estado. "Poder ser o elo entre grandes empresas que convergem esforços na formação do cidadão, por meio do esporte, é muito gratificante. É impressionante o poder de transformação quando conseguimos parcerias como esta", destaca João Rodrigues, superintendente da secretaria de Esporte e Lazer do Estado.

Para Eliane Damasceno, coordenadora da Divisão de Projetos Integrados de Responsabilidade Social da Firjan, a iniciativa fortalece o relacionamento entre o território, projeto e a empresa. "A integração da saúde física, emocional e educacional, por meio do incentivo, nos mostra que ele pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento social", afirma.

Poderão participar alunos matriculados nas unidades de ensino contempladas pelo projeto, conforme disponibilidade de vagas. As inscrições deverão ser feitas diretamente nas escolas.