Mudanças nos ônibus de Niterói

A Linha Oceânica 3 deixará de passar pelas Avenidas Roberto Silveira, Marquês de Paraná e Amaral Peixoto - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói inicia neste sábado (28) um plano de reorganização das linhas de ônibus da cidade. O objetivo das mudanças é reduzir o tempo de espera para os usuários, diminuir a sobreposição de linhas e melhorar o fluxo de veículos pela cidade. A principal alteração será com a linha Oceânica 3 (Engenho do Mato-Centro), que deixará de passar pelas avenidas Roberto Silveira, Marquês de Paraná e Amaral Peixoto e chegará ao terminal Rodoviário João Goulart via Praia de Icaraí e Ingá. Além disso, terá seu intervalo de circulação reduzido de 15 para 7 minutos.

"Uma pesquisa feita com usuários de ônibus na Região Oceânica mostrou que 70% das pessoas que utilizam o transporte público têm como destino final a Praia de Icaraí, o Ingá e o ponto em frente ao Plaza Shopping. Essa mudança cria uma linha de desejo desse público, que terá uma opção no Corredor Transoceânico passando por Icaraí", explicou o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

O secretário destaca ainda que, como contrapartida pela mudança, os consórcios voltarão a circular com 100% da frota pela TransOceânica. Com isso, a Linha Oceânica 1 (Piratininga-Centro) seguirá circulando com intervalo de 10 minutos, a linha Oceânica 2 (Itaipu-Centro), reduzirá seu intervalo de 15 para 10 minutos e a Oceânica 3 terá intervalo de circulação de 7 minutos.

Outra mudança em ônibus que circulam pela Região Oceânica de Niterói envolve as linhas 52A (Baldeador-Charitas) e 54 (Sapê-Piratininga). As duas linhas passarão a circular apenas em dias úteis e em horários de pico (de 5h às 10h e de 16h às 20h). Nos demais horários, a recomendação é que os usuários façam a integração utilizando o Bilhete Único Municipal, que permitirá que os usuários façam o mesmo trajeto pagando uma única passagem e com um menor tempo de espera. O trajeto já é coberto pelas linhas 35, 38A e 36 e 39A.

A linha 57, que atualmente liga Santa Rosa ao Centro via Fagundes Varela também será alterada. A linha passará a ser circular, saindo do terminal rodoviário João Goulart, passando pela Rua Fagundes Varela e retornando ao Centro via Rua Miguel de Frias, Praia das Flexas e Ingá. Além de reduzir a sobreposição de linhas que hoje chegam ao Centro pela Rua Mario Vianna, em Santa Rosa, a medida reduzirá o tempo de espera de quem mora na Fagundes Varela - que só é atendida pela linha 57 - de 40 minutos para 20 minutos.

O replanejamento das linhas de ônibus de Niterói inclui o remanejamento dos veículos que circulam na linha 62A, que liga o bairro do Caramujo a Charitas, na Zona Sul da cidade. Com a mudança, os veículos que hoje circulam por essa linha, que será extinta, reforçarão as frotas das linhas 26 e 26A, diminuindo o tempo de espera nas saídas de ônibus do Caramujo de 40 para 20 minutos. Os usuários da linha 62A poderão utilizar a linha 62B ou fazer o transbordo até a Alameda para pegar em seguida a linha 62, pagando apenas uma passagem caso utilizem o Bilhete Único Municipal.

"O reforço nas linhas que ligam o bairro ao Centro é uma reivindicação dos moradores do Caramujo. Com essa alteração, poderemos diminuir o intervalo de viagens até o Centro sem deixar de atender o público que se desloca para a Zona Sul, que seguirá tendo a opção das linhas 62 e 62B", afirmou o secretário.

Rio do Ouro - O replanejamento nas linhas de ônibus prevê ainda uma mudança na linha 48, que liga o Rio do Ouro ao Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro. A cada três ônibus que saírem do ponto final no Rio do Ouro, um passará a circular com a linha 48SP (Serviço Parcial), fazendo o retorno em Icaraí. O objetivo é trazer mais regularidade para os horários da linha, que tem um dos itinerários mais extensos da cidade. Mas essa alteração só deverá ocorrer a partir do próximo sábado (4/6).

"Essa linha passa por quatro regiões da cidade, o que cria problemas para se manter uma regularidade de horários. Com esse retorno operacional em Icaraí em uma a cada três viagens, conseguimos reduzir tempo de trajeto e fazer mais viagens usando a mesma frota, mantendo o intervalo de circulação em 10 minutos", destacou Renato Barandier.

Rua Sete de Setembro - A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade estuda a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na Rua Sete de Setembro, em Icaraí, no trecho entre as ruas Nóbrega e Gavião Peixoto. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito no local, por onde circulam seis linhas de ônibus, sendo quatro intermunicipais. Após conversa com comerciantes da rua, a secretaria optou por iniciar apenas, neste primeiro momento, a restrição dos horários de estacionamento na via. Após o período de teste, será avaliada a instalação definitiva ou não da faixa exclusiva.

Meio Ambiente - Além do impacto positivo esperado para o trânsito na cidade e a redução no intervalo das viagens, o secretário Renato Barandier ressalta que as mudanças também serão benéficas para o meio ambiente. Segundo ele, um estudo mostrou que, apenas com o replanejamento, a cidade deixará de emitir 90 toneladas de CO2 por ano, número que equivale ao plantio anual de 650 árvores.

"Somente com essas alterações, reduzindo trajetos e deixando de fazer viagens com poucos passageiros, vamos conseguir melhorar o atendimento à população e ainda produzir um impacto positivo para o meio ambiente na cidade", explicou.