Amenizar sofrimento também é cuidar de saúde

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A importância do cuidado em saúde é fundamental para garantir uma vida saudável, e quando ocorrem situações agravantes, amenizar o sofrimento e respaldar a dignidade da pessoa tem um valor capaz de abrandar a tristeza e a dor daqueles que estão passando por situações difíceis, envolvendo à saúde.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez um alerta no dia 26 de maio, referente ao aumento do número de casos de Covid 19, a doença causada pelo coronavírus. A incidência da enfermidade está em alta em todo o país, com aumento do número de casos de Covid mesmo em pacientes já vacinados, devendo servir de alerta à população para manter os cuidados necessários, evitando aglomerações e o uso de máscaras em ambientes fechados.

O tema abordado hoje chama a atenção para os profissionais de saúde e para a família de pacientes enfermos, que devem ter solidariedade com aqueles que sofrem por apresentar patologias que podem ser simples ou graves, mas para melhor evolução dos pacientes, todos devem ajudar de tal forma que a passagem pelo hospital seja amenizada, com palavras de atenção e carinho.

Todos da área da saúde devem tratar qualquer paciente como gostaria que um parente seu ou a própria pessoa fosse atendida. Ninguém escolhe ficar doente e as fatalidades acontecem, por isso é muito importante que os profissionais da área da saúde, sejam capazes de ter um atendimento humanizado, tomando os cuidados necessários para amenizar o sofrimento do paciente e da família.

Uma palavra de esperança, de que tudo vai melhorar, estimula uma resposta favorável, fazendo com que a pessoa se fortaleça para vencer barreiras e obstáculos, muitas vezes intransponíveis.

O dom da vida de ser feliz deve ser agraciado no decorrer da longevidade dos anos que passam desde o nascimento até a velhice. Aproveitar os momentos, mantendo uma alimentação saudável, balanceada sem acúmulos de substâncias inapropriadas, que podem prejudicar o fígado ou o rim, ou precipitar o estado de saúde do indivíduo, entra numa premissa batalhadora objetivando uma melhor qualidade de vida.

A prática de atividade física é sempre estimuladora da preservação da saúde e responsável por uma melhor qualidade de vida. Os exercícios físicos devem sempre ser estimulados ou mesmo atividades físicas mais simple, devem ser encorajadas e repassadas para poder contar com a participação da pessoa e daqueles que a rodeiam. Quando isso não é possível, a fisioterapia deve ser iniciada, objetivando a preservação da massa corporal.

Pacientes graves, seja por doença aguda, causadas por infecções, traumas ou muitas vezes em estágio avançado de doenças crônicas ou neoplásicas, requerendo os cuidados paliativos, merecem atenção especial, porque muitas vezes esse tempo de vida restante deve e merece ser valorizado minuto a minuto, até o desfecho final.

A saúde e a doença, a alegria e a tristeza, a vida e a morte, marcam a trajetória de todos os povos, muitas vezes esmagados, por motivos alheios a nossa vontade, ou por vontade alheia, como nos casos de guerra em que todos sofrem ataques inesperados, desnecessários e catastróficos.

O planejamento de bem estar integral, para garantir uma vida saudável, além de cuidar da saúde individual, ultrapassa barreiras e cria uma parceria capaz de distribuir atenção, carinho e solidariedade àqueles que precisam de uma palavra amiga, de um suporte pra aguentar aquele sofrimento para suportar a dor, criando condições que amenizem todo o sofrimento, com um sorriso, com um gesto delicado que vai além da arte de tratar, de amar o próximo, porque essa é a nossa profissão, de forma incondicional e capaz de amenizar o sofrimento humano.

Agradecimento especial:

Ao Centro de Saúde Integrado de Vassouras, pelo atendimento humanizado de toda a equipe da área hospitalar, dos médicos, dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, nutricionistas, funcionários da limpeza e demais funcionários, que exerceram de forma digna e exemplar o compromisso com a humanização e o carinho de forma ininterrupta com minha mãe, que ficou internada nessa rede hospitalar. Meus sinceros agradecimentos. Dra. Selma Sabrá e Dr. José Carlos Dantas.