Tempo frio promete aquecer o setor varejista em Niterói

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As baixas temperaturas dos últimos dias, aliadas à previsões de que o inverno neste ano será mais rigoroso, aquece as expectativas do comércio, que espera vender mais com a aproximação da nova estação, que começa no próximo dia 21 de junho. O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), Charbel Tauil Rodrigues, afirma que o clima na cidade entre os comerciantes é de otimismo.

"Estamos com uma expectativa muito boa. Posso dizer que 80% dos lojistas esperam aumento nas vendas", diz Charbel Tauil, explicando o motivo de tanta euforia: "Este é o primeiro ano após a pandemia em que as pessoas estão 100% liberadas e com muita vontade de sair de casa, de participar de festas e de outros eventos sociais. E, com isso, vão às compras".

Com a demanda reprimida dos consumidores por conta da pandemia de covid-19 nos dois últimos anos, Charbel Tauil estima que o crescimento nas vendas do setor varejista na cidade alcance neste inverno as duas casas decimais em termos percentuais e extrapole os setores de confecções e calçados. "A confiança é muito grande e temos a expectativa de um aumento de 10% nas vendas", destaca.

Mas o presidente do Sindilojas Niterói faz um alerta para que os consumidores não deixem as compras para depois. "Acreditamos que neste ano não teremos liquidação de inverno tão grande quanto nos anos anteriores, já que a expectativa de vendas é muito boa", explica.

Em todo o País, o inverno deve movimentar entre maio e agosto deste ano R$ 13,76 bilhões em vendas no varejo, apenas no setor de vestuário. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O estudo da CNC teve como base dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levou em conta não apenas os meses mais frios, mas também considerou o período de lançamento de coleções de inverno já a partir deste mês.

Historicamente, durante o inverno, o segmento de vestuário costuma apresentar um crescimento de 9,2% nas vendas, em comparação com estações de temperaturas mais amenas como o outono e a primavera.