Ações antirracistas vão render prêmios

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói lançou o edital do Programa de Fomento ao Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena com o objetivo de incentivar práticas antirracistas no cotidiano escolar. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As inscrições para participar da premiação podem ser feitas até 30 de julho. Podem se inscrever escolas de educação pública ou privada de Niterói. O resultado será anunciado em novembro.

O edital prevê a concessão do selo "Minha Cor Tem Valor" às escolas participantes e a premiação com certificação do prêmio "Azoilda Loretto da Trindade: Um Baobá de Cultura" para dez instituições de ensino que obtiveram as melhores avaliações. Para a subsecretária de Promoção da Igualdade Racial, Glória Ancelmo, a expectativa é que o edital atenda e reconheça o trabalho desenvolvido por escolas. "Estamos muito felizes com a demanda histórica da população negra de Niterói. Criamos o primeiro Programa de Valorização do Ensino de Cultura Afro-Indígena da Educação Municipal de Niterói", destacou.

O edital tem como um dos objetivos reconhecer e valorizar práticas comprometidas com a implementação das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08. Para obter as melhores avaliações, as escolas participantes deverão obedecer a critérios previstos no Edital, que asseguram a transversalidade da temática da "História e Cultura Afro-Brasileira" no Projeto Político-Pedagógico" nos anos que antecederam o período de pandemia, e através de projetos e atividades relacionadas à promoção de práticas antirracistas que continuam sendo desenvolvidas.