Programa Escola da Família será lançado hoje em Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói lança nesta quarta-feira (1º) o Programa Escola da Família. A cerimônia, no auditório do Teatro Popular Oscar Niemeyer, será das 10h às 11h30, e contará com a presença de autoridades e profissionais das áreas da saúde e da rede Intersetorial do município.

O Escola da Família é um Programa desenvolvido sob a gestão da Secretaria de Saúde. Integra o Eixo Prevenção do Pacto Niterói Contra a Violência da Prefeitura de Niterói. A iniciativa promove a prevenção à violência intrafamiliar, por meio de Atividades Educativas sobre o tema "Práticas Parentais com Afeto e sem Violência".

As ações ocorrem por meio da qualificação das práticas Educativas e Intersetoriais de prevenção à violência com as gestantes. Elas participarão de grupos de aproximadamente 15 participantes incluindo pais e cuidadores. Serão realizados 8 encontros semanais ou de acordo com a particularidade de grupos específicos.

Serão atividades dialógicas e participativas, potencializando as ações de prevenção e promoção praticadas na Rede de Atenção Primária por Profissionais de Saúde. As equipes passarão por Curso de Formação Parental ministrado pela Fundação de Empreendimentos Tecnológicos e Científicos (Finatec), parceira contratualizada com a Secretaria Municipal de Saúde mediante Termo de Colaboração. Além disso, o Programa visa fortalecer o Pré-natal da gestante e do parceiro e apoiar a prevenção da sífilis congênita.

A estimativa é alcançar 6 mil gestantes da cidade, de 2022 a 2025. A 1ª fase teve início em novembro de 2019 contemplando gestantes em situação de rua, em acompanhamento do Pré-Natal pela equipe do Consultório na Rua, e em continuidade na Policlínica Regional Dr. Guilherme Taylor March.