São Gonçalo terá área para soltura de animais silvestres

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo inaugura, no domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) municipal, na APA das Estâncias de Pendotiba, a primeira pública do Estado do Rio de Janeiro.

A nova área de soltura vai receber animais silvestres resgatados, com o devido tratamento para uma possível reinserção ao seu habitat natural. O local vai operar a partir de uma cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o meio acadêmico. Todos os procedimentos seguirão normas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

"São Gonçalo está sendo pioneiro com a primeira Asas pública do Estado. Esse espaço é de suma importância, porque vai proporcionar o retorno de animais resgatados para a natureza. É importante destacar o fortalecimento da relação com o meio acadêmico, que estará presente na área de soltura. Todo o processo de soltura desses animais será avaliado criteriosamente em cada caso por veterinários, de acordo com as condições do animal resgatado. Será um grande avanço para o município contar com uma estrutura desse porte, que será capaz de dar o tratamento adequado aos animais da nossa fauna", disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

A nova área de soltura vai de encontro à necessidade de combater a síndrome da floresta vazia na cidade de São Gonçalo, um problema que vem ocorrendo nas áreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Trata-se de um processo de perda da fauna nas áreas de mata da cidade. Muitas vezes os animais resgatados em São Gonçalo são levados para outros locais, esvaziando as florestas da cidade. O local mais próximo para onde os animais eram levados é o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres/Ibama), em Seropédica, a quase 90 km de São Gonçalo, que atualmente está impossibilitado de receber animais resgatados.