RJ: Dia D contra a gripe e sarampo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza está na reta final e, no próximo sábado (4/6), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com os 92 municípios promove o segundo Dia D contra a gripe e o sarampo no estado.

"A imunização é voltada para todo o público-alvo da campanha e a campanha facilita a ida aos postos. É importante que toda a população esteja com a vacinação em dia para evitarmos doenças, o que contribui para o crescimento que vivemos atualmente no estado", disse governador Cláudio Castro.

"No primeiro Dia D, no final de abril, as fortes chuvas que atingiram o estado dificultaram o acesso da população aos postos de saúde. Por isso, conversamos com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro e decidimos fazer essa nova mobilização. É muito importante a adesão da população. A vacina contra a gripe protege contra as formas graves e óbitos pela doença, principalmente na população que faz parte do público-alvo", destacou o secretário de Saúde Alexandre Chieppe.

Apesar de a campanha contra a gripe ter iniciado há quase dois meses, apenas 23,35% do público-alvo receberam a imunização. Na primeira fase, realizada entre 4 e 30 de abril, estava prevista a imunização de trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Até o momento, somente 35,34% dos idosos e 33,29% dos trabalhadores da saúde procuraram os postos para receber a vacina.

O mesmo ocorreu com a população contemplada na segunda fase da campanha, que começou no dia em 1 de maio e encerra amanhã (3). As crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, por exemplo, só alcançaram 19,51% da cobertura
vacinal.