Hoje é dia de vacinação contra a gripe, sarampo e covid-19

População deve procurar os postos neste sábado. Tomar vacinas é a melhor medida de prevenção contra doenças - Foto: Berg Silva/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói convoca a população para participar do Dia D da campanha de vacinação contra a gripe (influenza), o sarampo e a covid-19, neste sábado (4), das 8h às 17h. No caso da gripe, a imunização estará disponível para pessoas acima de 6 meses de idade, e para o sarampo, a vacina será aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Para a vacinação contra a covid-19, Niterói está aplicando a quarta dose ou segunda dose de reforço para idosos a partir de 60 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. Niterói segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose para crianças entre 5 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que está atento e que o mais importante, neste momento, é ampliar a cobertura vacinal.

"Nós temos que estar com todos os cuidados. O aumento de casos de covid-19 não está repercutindo em internações, isso mostra que a vacina está ajudando, que está funcionando e é fundamental que cada um tome esse cuidado. Quando foi necessário, não hesitamos em tomar as medidas de proteção da população", enfatizou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, lembra que a cobertura vacinal de Niterói contra a covid-19 é muito boa, mas que sempre é possível melhorar.

"Não ter casos graves, internações e óbitos após o aumento do número de casos de covid só é possível por um motivo: vacinação. Peço a cada um que tome todas as vacinas dentro do esquema vacinal completo. Crianças e adolescentes também podem se vacinar com a dose de reforço", frisou Rodrigo Oliveira.

A vacinação contra a covid-19 neste Dia D de vacinação ocorrerá em seis policlínicas e para receber a dose do imunizante é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante das doses anteriores. Para os adolescentes é necessária a presença do responsável legal.

Locais de Vacinação no Dia D contra a Covid-19, gripe (influenza) e sarampo:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional de Piratininga; e Policlínica Regional da Engenhoca.

Locais de Vacinação no Dia D contra a gripe (influenza) e sarampo:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional de Piratininga; e Policlínica Regional da Engenhoca; Policlínica Regional do Largo da Batalha.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Centro.

Unidades do Programa Médico de Família: Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Badu e Vital Brazil.

Em São Gonçalo, 74 unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para a vacinação. O Shopping Partage também fará a vacinação, com exceção da covid pediátrica, das 10h às 16h. Além da oferta da vacina, será realizado o acompanhamento dos beneficiários do Auxílio Brasil (Antigo Bolsa Família). É importante que os beneficiários levem ao posto de saúde a carteira de vacinação e o cartão do NIS.

Contra o sarampo, podem se vacinar todos os trabalhadores da saúde que nunca receberam o imunizante ou que estão com o esquema vacinal incompleto e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de ter o esquema vacinal completo anteriormente.