Fisioterapia para ajudar a respirar

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nos últimos dois meses, o número de internações por infecções respiratórias agudas em crianças, que podem ser fatais dependendo da gravidade e da possibilidade de acesso ao tratamento, aumentou nos hospitais públicos e privados. A bronquiolite viral aguda e as pneumonias estão entre os acometimentos mais frequentes em lactentes nesta época do ano.

A maioria dos pacientes se recupera com tratamento ambulatorial, mas muitos evoluem com insuficiência respiratória e necessidade de internação em unidade de terapia intensiva (CTI). E, neste caso, além de todos os cuidados médicos, a fisioterapia tem um papel fundamental na evolução clínica do paciente.

No Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, por exemplo, a fisioterapia respiratória e motora é amplamente realizada no ambiente hospitalar. Internado há quase duas semanas no CTI, o pequeno Gabriel, de dois meses, vem sendo assistido pelos profissionais, tanto no leito como na brinquedoteca do hospital.

"Ele chegou aqui com diagnóstico de bronquiolite e pneumonia, necessitando de suporte de oxigênio e acompanhamento fisioterápico. Desde a sua internação todos os procedimentos necessários para manter as vias aéreas limpas e os pulmões expandidos são feitos", explicou a fisioterapeuta Ana Rosa Brito, que cuida de outros quatro pacientes com os mesmos diagnósticos.

Na brinquedoteca, acompanhando a sessão de fisioterapia, a mãe da criança, Mirele Barbosa, de 21 anos, elogiou o protocolo de atendimento do hospital. "Só tenho a agradecer a toda a equipe. Meu filho vem recebendo todos os cuidados e carinho dos funcionários desde a sua chegada", garantiu a atendente.

Referência no atendimento de urgência e emergência para os municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema, o Hospital Estadual Roberto Chabo é administrado pelo Instituto Ideas em parceria com o Governo do Estado. A unidade tem 83 leitos, sendo 17 de tratamento intensivo e conta com um ambulatório de pós-operatório.