Ciclistas sobem a serra no GP das Montanhas, na RJ 116

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O tradicional GP das Montanhas Rota 116 acontece neste domingo (5), a partir das 9 horas, ciclistas de todo o Estado para a prova que terá 26 quilômetros de pedalada, sendo que 21 deles, de subida. A prova reunirá atletas de 18 a 70 anos, entre eles, o bicampeão 2018, 2019, Urwalei Fonesi (Vavá).

Com largada no quilômetro 39 da RJ 116, em frente à Vila Olímpica de Cachoeiras de Macacu, a prova com cerca de 200 atletas inscritos, tem como ponto final o quilômetro 65, em Theodoro de Oliveira, a 1089 metros de altitude, já em Nova Friburgo.

Organizador da competição, Orlando Mielli (Equipe Montanha Sports) lembra que o GP das Montanhas Rota 116 é uma das provas mais requisitadas do calendário estadual devido às belezas naturais por onde os atletas passam, mas também pela infraestrutura fornecida pela concessionária Rota 116, patrocinadora da competição.

"Poucas provas no Brasil têm essa estrutura, graças ao apoio que recebemos da Rota 116. Toda a faixa da direita da rodovia é isolada para os competidores e temos 21 quilômetros de pista segregada com cones. Além disso, viaturas ficam disponibilizadas em pontos estratégicos com o objetivo de orientar e prevenir qualquer incidente," destacou.

Para Edyano Bittencourt, superintendente geral da Rota 116, a prova faz parte do calendário de eventos da concessionária e já se tornou uma tradição. "Esta é a sexta edição do GP das Montanhas Rota 116 e cairá, por coincidência no Dia Mundial do Meio Ambiente. Temos muito orgulho em dar total apoio à sua realização. A nossa rodovia corta o Parque Estadual dos Três Picos, e procuramos estar em sintonia com iniciativas que tenham um viés voltado para o esporte e a preservação do meio ambiente", ressalta.