Espraiado de portas abertas

Espraiado fica na região rural da cidade, próximo a prédios históricos e cachoeira. O programa é para todas as idades - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quem gosta de festa junina não pode perder o evento que vai acontecer em Maricá: mais uma edição do Espraiado de Portas Abertas acontece neste fim de semana. Pela primeira vez, o tradicional evento da região rural da cidade, que foi criado em 2008, será realizado em dois dias, neste sábado (4), das 9h às 21h, e no domingo (5), das 9h às 17h. Nos dois dias, o prato oferecido pelos restaurantes será a feijoada, com preços variados. Haverá ainda diferentes atrações musicais nos locais que integram o circuito.

Como preparação para o novo formato do Espraiado de Portas Abertas, a Secretaria de Promoção e Projetos Especiais promoveu no dia 18 de maio um encontro entre empresários do setor hoteleiro da cidade, cujo objetivo era estimular os donos de hotéis e pousadas a criar pacotes de hospedagem para que o visitante aproveite os dois dias do evento. De acordo com o secretário José Alexandre Almeida, a sugestão é que os pacotes contemplem todo o fim de semana, com entrada na sexta-feira e saída no domingo, incluindo visitas a pontos turísticos e trilhas ecológicas de Maricá.

"A ideia é manter o hóspede o máximo de tempo possível na cidade gerando receita para os hotéis e o comércio. Foi um encontro bastante produtivo e esse esforço de todos pode ter um resultado muito benéfico", disse o secretário.

Os visitantes podem fazer uma visita à Fazenda Pública Joaquín Piñero (antiga Fazenda Ibiaci), onde acontece a distribuição de horta de coco (cascas da fruta com mudas já plantadas), mudas de capim limão e banana desidratada, além da degustação de chá de capim limão. O local sediará ainda as feiras de Agricultura Familiar e de Artesanato de Maricá (Feirarte). O acesso à fazenda fica ao lado da capela de São Jorge, com entrada próxima ao retorno de Ponta Negra.

Na outra ponta do Espraiado, perto da cachoeira, fica a sede das Unidades de Conservação de Maricá, que também estará aberta com diversos atrativos, como o EcoMuseu Bertha Lutz - onde há uma visita guiada mostrando espécies de peixes e insetos da região. As ecobikes gratuitas também estarão disponíveis para quem quiser pedalar pela região. Haverá ainda circuito ecológico, exposições e loja de souvenires.

Agricultura familiar em Araçatiba - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, promove mais uma edição da Feira de Agricultura Familiar neste sábado (4) com o tema das festas juninas, na Praça Agroecológica, em Araçatiba. Quem for ao local das 8h às 12h vai encontrar produtos hortifrutigranjeiros, bebidas artesanais (cervejas, cachaças e licores), geleias, pães, biscoitos, massas, plantas e artesanatos. No Caminhão do Peixe, a população encontrará corvina, tilápia e filé de tilápia com desconto de 40%.

"O papel dessas feiras na economia da cidade é de extrema relevância porque oferece produtos naturais, orgânicos, livres de agrotóxicos, vindos direto do produtor para o consumidor. Essa iniciativa fortalece toda a rede. Além de tudo, a nossa feira ainda promove network, ou seja, troca de conhecimentos entre o produtor e o comprador", disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.

A programação também inclui show de Ronaldo Valentim, palestra e bate-papo com o tema "Minhocário", com o público interessado, e também com o varal solidário, que arrecada alimentos, roupas e produtos de
higiene e limpeza para pessoas em situação de vulnerabilidade.