Cisp: apoio para o trabalho das polícias

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói se transformou em uma rede de apoio fundamental para auxiliar as polícias Civil, Federal e Polícia Rodoviária Federal na elucidação de crimes. Nos últimos quatro anos, o órgão atendeu a mais de mais de 2.300 solicitações oficiais dos setores de investigação dessas forças de segurança. Além disso, disponibilizou, em tempo real, informações para abordagens que levaram à prisão imediata de criminosos em ação.

Todas as elucidações foram possíveis graças ao trabalho integrado com monitoramento feito durante 24 horas, através de 522 câmeras de segurança operadas por Guardas Municipais. Além disso, há 10 portais de segurança, com leitores automáticos capazes de verificar as placas de veículos em situação irregular nas entradas e saídas do município. O Cisp conta, ainda, com 70 câmeras inteligentes capazes de identificar veículos roubados, possibilitando uma ação mais rápida por parte das forças de segurança.

"A atuação das equipes de monitoramento e de inteligência do Cisp tem contribuído para inúmeras prisões. Este trabalho reduz drasticamente o sentimento de impunidade e está na base da redução dos índices de criminalidade de Niterói", avalia Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública de Niterói.

Num balanço da inteligência do Cisp, o monitoramento diário de câmeras e o rastreamento feito após inserção de dados no sistema serviram como base para auxiliar as forças de segurança das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal.