Bombeiros têm desafio de resgates no Riocentro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Brasil, mais de 30 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito por ano, de acordo com o DataSus. Em 2021, no Rio de Janeiro, foram cerca de 56 mil registros de colisões, capotagens, quedas de veículo e atropelamentos, segundo dados do Sistema de Gestão de Operações do Corpo de Bombeiros. Só nos primeiros cinco meses de 2022, a corporação já atuou em mais de 23 mil ocorrências deste tipo.

A fim de aprimorar as práticas de resgate de vítimas presas às ferragens, e consequentemente salvar mais vidas, os Corpos de Bombeiros de todo o mundo participam de desafios anuais de salvamento veicular. As seletivas acontecem em níveis regional, nacional e internacional, com o objetivo de reforçar o treinamento, difundir conhecimentos e consolidar as melhores doutrinas, melhorando os atendimentos.

"Essas competições simulam acidentes de automóveis com feridos encarcerados. Os militares precisam liberar as vítimas com a maior segurança e no menor tempo possível. Para isso, seguem os mais modernos protocolos operacionais de salvamento veicular, alinhados com as recomendações da Organização Mundial de Resgate (WRO)", explicou o major Fábio Contreiras, porta-voz do CBMERJ e um dos organizadores do III Desafio Estadual de Resgate Veicular, que acontece neste fim de semana, das 8h às 18h, no Riocentro.

O evento, que é gratuito e aberto ao público, contará com a participação de cerca de 120 bombeiros fluminenses.