Mercado imobiliário é destaque no planejamento de cidades inteligentes no país

Richard Sonsol, presidente da Ademi - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

Uma cidade inteligente é mais que um espaço urbano que utiliza tecnologia de ponta. É no avanço das áreas social, cultural, política e econômica que as cidades do futuro ganharão solidez, investindo na inclusão social, na redução das desigualdades e no desenvolvimento sustentável. Diante desse cenário, o mercado imobiliário tem se movimentado, apostando em inovação e respondendo aos desafios para colaborar com o desenvolvimento das cidades inteligentes, as smart cities, no país.

Niterói conquistou o nono lugar no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, destacando-se em soluções inovadoras entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O ranking mapeia 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento no país

As cidades do futuro estão aí e vieram para mudar a forma de construir, de morar e de usar o espaço urbano, que precisa ser funcional, humano e inclusivo, com a missão de melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Entre outros investimentos, cabe ao plano urbano das cidades aproximar as pessoas dos centros econômicas, das áreas comerciais, de serviços e ter a infraestrutura urbana necessária, reduzindo o deslocamento dos indivíduos e a consequente poluição ambiental.

As cidades inteligentes estão em alta e o tema vem ganhando cada vez mais espaço e relevância nas esferas públicas e na iniciativa privada. Construtoras e incorporadoras estão atentas às transformações e investem cada vez mais em plantas inteligentes e sustentáveis, valendo-se de inovações tecnológicas para proporcionar uma rotina mais prática e econômica aos moradores, além de utilizar novos materiais e técnicas sustentáveis na construção dos empreendimentos.

É importante soluções como semáforos, luminárias e pontos de ônibus inteligentes, interligados a um centro de controle e operações, o emprego de inteligência artificial, entre outras tantas soluções inovadoras, mas a palavra chave de todo o processo de planejamento das smart cities, sem dúvida, é a moradia.

Quem procura um imóvel na cidade pode contar com a assessoria experiente e segura de um dos associados da ADEMI-Niterói, com atendimento personalizado desde a seleção do imóvel até o fechamento da compra.